Polícia Civil de Coração de Maria faz alerta à população e empresariado sobre novo golpe de extorsão

A Polícia Civil de Coração de Maria emitiu um alerta à população e ao empresariado sobre uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada na região. Conhecido como “golpe da facção”, o crime consiste em fraudes praticadas por golpistas que se passam por integrantes de grupos criminosos para extorquir dinheiro de moradores e comerciantes.
Como funciona o golpe?
Os golpistas entram em contato por ligações ou mensagens de texto e, para intimidar as vítimas, citam dados pessoais como nome completo e endereço residencial, inclusive o número da casa.
Depois de criar pânico na vítima, começam as intimidações, com o criminoso dizendo que integra uma facção da região, dizendo que a vítima repassa informações do tráfico para a Polícia, ameaçando machucar a pessoa ou familiares.
O comércio local também tem sido alvo. Nesses casos, os criminosos oferecem supostos “serviços de proteção”, cobrando valores em troca da promessa de que os estabelecimentos não seriam assaltados.
Origem do golpe
Ao FALA GENEFAX, a Polícia Civil informou que os golpistas geralmente são presidiários e a captação dos dados das vítimas é feita por redes sociais e plataformas de vendas, e que, infelizmente, muitas pessoas expõem essas informações nas redes sociais.
A PC ressalta, ainda, que depois do primeiro pagamento, os golpistas costumam continuar exigindo quantias cada vez maiores.
Como se proteger?
D acordo com o delegado Idelfonso Monteiro, titular da DT, a recomendação é manter a calma e não ceder às pressões.
“O mais importante neste tipo de abordagem é manter a calma, gravar e tirar print de toda a comunicação, seja em aplicativos de mensagem ou por ligação, para denunciar à Polícia civil. Quando a pessoa não dá bola, não desenvolve a conversa, os criminosos desistem fácil porque eles tentam falar com o máximo de pessoas possível em um dia. Quando a pessoa desliga, bloqueia, eles desistem”, explicou.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!