Moradores de Aramari se mobilizam contra quedas constantes de energia e cobram resposta da Coelba

Cansados das constantes quedas de energia elétrica que vêm afetando a cidade e especialmente suas zonas rurais, moradores de Aramari, iniciaram um movimento popular cobrando providências da Neoenergia Coelba. A mobilização ganhou força após a divulgação de um vídeo nas redes sociais em que um morador faz um apelo à população e anuncia o envio de uma petição à Câmara Municipal.
No vídeo, o morador destacou os prejuízos causados às famílias, ao comércio local e aos serviços essenciais, como saúde e educação. Ele também informa que será encaminhada uma petição oficial à Câmara de Vereadores, solicitando fiscalização, averiguação e responsabilização da Neoenergia Coelba pelos constantes apagões. Para reforçar o pedido, está sendo coletado um abaixo-assinado popular, que já circula entre moradores da cidade e das zonas rurais.
“Peço que vocês assinem o abaixo-assinado, reafirmem o compromisso com essa causa do povo e que a gente possa cobrar da forma correta um retorno positivo da Neoenergia junto à Câmara”, declarou.
Apesar de Aramari ser um município pequeno, possui uma extensa área rural, com comunidades, como o povoado de Catuzinho, que têm sofrido de forma ainda mais severa com a instabilidade no fornecimento elétrico. Um morador da zona rural relatou:
“Moro há três anos aqui e, desde então, é sempre assim. Só ontem pela manhã, a energia caiu quatro vezes”, disse.
Os relatos são frequentes entre moradores que alegam já ter feito diversas reclamações formais à Coelba, sem retorno efetivo ou solução duradoura. As falhas no fornecimento de energia comprometem o funcionamento de geladeiras, bombas d’água, eletrodomésticos e afetam diretamente a economia local, sobretudo pequenos produtores e comerciantes. As quedas frequentes também impactam o funcionamento de escolas, postos de saúde e centros comunitários.
Até o momento, a Coelba foi contactada por moradores em diversas ocasiões, mas segundo relatos, as respostas são genéricas e não resultam em melhorias reais no serviço.
O portal Fala Genefax entrou em contato com a Neoenergia Coelba para obter esclarecimentos sobre as reclamações dos moradores de Aramari. Em resposta, a concessionária enviou uma nota oficial, cuja íntegra pode ser conferida abaixo:
A Neoenergia Coelba esclarece que irá intensificar as ações para reforçar o fornecimento de energia elétrica no município de Aramari, incluindo a zona rural e o povoado de Catuzinho. Neste ano, já foram executadas centenas de podas de árvores próximas à rede elétrica que atende a região, com o objetivo de reduzir interferências no sistema. A distribuidora também está realizando inspeções termográficas e estruturais para identificar pontos que necessitam de manutenção preventiva. A distribuidora já mobilizou equipes para executar os serviços decorrentes dessa análise. Também estão previstas ações adicionais alinhadas em reunião com o poder público municipal, de forma a atender às demandas apresentadas pela comunidade e ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia. A Neoenergia Coelba reforça seu compromisso com a melhoria contínua da rede elétrica e permanece à disposição.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!