Prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, emite nota de esclarecimento após decisão do TCM e garante transparência em sua gestão

Após decisão do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que julgou procedente as denúncia feitas contra o prefeito de Santo Amaro Flaviano Bomfim (UB) se pronunciou nesta quarta-feira (20/8), por meio de nota publicada em suas redes sociais. A decisão do órgão trata de um convênio firmado em 2020 com a Associação Saúde em Movimento (ASM), durante o auge da pandemia de Covid-19.
Santo Amaro vence Cachoeira de virada e segue invicto no Intermunicipal 2025
Segundo o TCM, houve pagamentos que carecem de comprovação documental. No entanto, Flaviano esclareceu que toda a documentação referente ao contrato foi devidamente deixada nos arquivos do município antes do fim de sua gestão naquele período. O problema, conforme explicou, ocorreu durante a administração seguinte, que, segundo ele, falhou em garantir o acesso aos documentos essenciais, comprometendo a defesa no processo administrativo.
“Essa falta de transparência impossibilitou o pleno exercício do direito de defesa e comprometeu a correta condução do processo”, afirmou o prefeito.
Diante da recente reeleição e retomada da gestão, Flaviano determinou imediatamente a reunião de todos os registros relativos ao caso, com o objetivo de apresentar os devidos esclarecimentos ao TCM e ao Ministério Público.
Com tranquilidade, o gestor também lembrou que as contas dos convênios foram aprovadas pelo próprio TCM em 2020 e que a atuação do município esteve sob acompanhamento da Controladoria-Geral da União (CGU), o que reforça a lisura de todos os atos praticados naquele momento crítico de combate à pandemia.
Desde que assumiu a Prefeitura de Santo Amaro, Flaviano Bomfim tem conduzido o município com firmeza, foco na legalidade e um olhar atento às necessidades da população. Em sua nota, o prefeito também destacou que sua gestão representou uma virada de página em relação ao passado recente da cidade, duramente atingida por escândalos de corrupção, como os revelados pela Operação Adsumus, que desviaram mais de R$ 24 milhões dos cofres públicos.
“Santo Amaro respira o conforto e a segurança de ter um gestor comprometido com a correta aplicação dos recursos públicos”, reforçou.
Com reputação construída ao longo de anos de dedicação à vida pública, Flaviano reafirmou seu compromisso com os valores da ética, da responsabilidade fiscal e da transparência. A nota encerra com a promessa de que todos os esclarecimentos serão apresentados às autoridades, com a mesma seriedade que sempre marcou sua trajetória.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!