Prouni: prazo para participar da lista de espera termina nesta terça-feira (26)

ermina nesta terça-feira (26/8), o prazo para os candidatos participarem da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Podem concorrer os inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que ficaram sem turma. As manifestações devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera será divulgada nesta quarta-feira dia (29).
Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino entre 29 de agosto e 5 de setembro para apresentar a documentação exigida, presencialmente ou de forma eletrônica. As universidades devem disponibilizar meios de entrega e fornecer comprovante de recebimento.
O registro da aprovação ou reprovação e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ficarão sob responsabilidade das instituições, com prazo até 12 de setembro. Caso realizem processo seletivo próprio, elas precisam informar previamente os candidatos, sem cobrança de taxas e sem critérios mais rigorosos que os aplicados em seus vestibulares.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas de ensino superior. São 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em mais de 370 cursos. Administração lidera o número de bolsas, seguido por direito, pedagogia, educação física e medicina.
Criado em 2004, o Prouni completa 20 anos em 2025, com mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde sua criação. Atualmente, o programa atende 632 mil alunos, a maioria com bolsa integral. Mulheres e negros representam mais da metade dos contemplados.
O impacto também aparece na taxa de conclusão: 58% dos bolsistas conseguem terminar a graduação, contra 36% dos não beneficiados.
Nas últimas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisar os efeitos do Prouni na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação.
Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.
FALA GENEFAX quer ouvir você!
Viu algo importante acontecendo no seu bairro?
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606
Sua colaboração pode virar destaque!