Acne: saiba como prevenir, cuidar e tratar
Pouca gente sabe, mas, enquanto algumas soluções feitas em casa podem fazer mal à pele – como a popular dica de usar pasta de dente na cútis – outras funcionam perfeitamente no estágio inicial, quando as marcas apresentam pouca vermelhidão.
De preparo rápido, as soluções têm ingredientes fáceis de encontrar como amora, fubá, ameixa, água de rosas, clara de ovo e água filtrada. Eles contêm substâncias como licopeno e albumina, poderosos cicatrizantes e calmantes naturais para a cútis. Além disso, se usados de uma a duas vezes por semana em uma receitinha para a cútis, podem aliviar o inchaço e eliminar os temidos vilões de uma pele bonita e saudável.
Aprenda, a seguir, 5 receitas, com dicas de especialistas, para fazer em casa e acabar de vez com esse mal.
1- Pasta de amoras: cozinhe meia xícara (de chá) de amoras maduras com um copo (tipo americano) de água filtrada durante dez minutos. Depois, deixe esfriar. Para aplicar, cubra o rosto com gaze e sobreponha a pasta de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos. “As amoras têm licopeno, antioxidante que ajuda a combater os radicais produzidos pela acne”, explica Anderson Bertolini, dermatologista e diretor médico da Clínica Bertolini, em São Paulo.
2- Papa de aveia com água de rosas: misture uma xícara (de chá) de farinha aveia com um copo (tipo americano) de água de rosas. Com a papa formada, aplique nas áreas afetadas e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Retire a mistura com água fria. “A farinha tem efeito cicatrizante e pode ajudar na ação contra a acne”, analisa Roseli Pardo, esteticista em São Paulo.
3- Máscara de fubá e própolis: misture duas colheres (de sopa) de fubá, seis gotas de própolis e quatro colheres (de sopa) de água mineral. Passe a máscara massageando a pele. Deixe descansar por 20 minutos e retire com água corrente. “O fubá acalma a pele irritada. Se a acne estiver no estágio inicial, esse efeito acaba com a inflamação e seca a espinha rapidamente”, comenta o Dr. Anderson.
4- Mistura de folhas de coentro e açafrão: junte um copo (tipo americano) de água de rosas com folhas de coentro e açafrão até conseguir consistência de papa. Aplique esse mistura na região afetada e deixe agir por 15 minutos, depois retire com água fria. “A água de rosas tem propriedade anti-inflamatória e ajuda na eliminação das indesejáveis espinhas”, afirma Roseli.
5- Mel e canela: Misture uma colher (de sopa) de mel, uma pitada de canela, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e água – o suficiente para formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos e depois lave bem.
Por Tainá Dias – Repórter