Homicídios em Salvador ultrapassam previsão da ONU

 

 
Os registros estão a aquém do recomendado que sugere, pelo menos, um policial para 250 pessoas.
 
A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Baía de Todos-os-Santos concentra 174 (29,4%) dos 591 crimes violentos letais intencionais, ou homicídios, ocorridos nos cinco primeiros meses deste ano em Salvador.
 
Na região, a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) com mais mortes foi a 5ª (Periperi), com 97 vítimas – uma a mais do que o registrado no mesmo período de 2012.
 
A área é formada por 15 bairros, com cerca de 340 mil pessoas, em um perímetro aproximado de 25,4 km², conforme dados do IBGE (2010).
 
Com uma Base de Segurança, duas delegacias e três companhias da Polícia Militar, 736 servidores se dividem na média de um policial para 462 habitantes.
 
Situação diferente é vivida por alguns moradores da 16ª Aisp (Pituba), que registrou o menor número de mortes em 2013 (duas, igual ao verificado no mesmo período de 2012).
 
Formada por Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, com cerca de 88 mil habitantes, a região conta com 410 policiais (militares e civis) ou um policial para 215 moradores, nos padrões da ONU.
 
Meta do Estado – A distribuição dos homicídios na Grande Salvador foi discutida semana passada na reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida, que ocorre a cada 15 dias e reúne membros do Executivo, da Assembleia Legislativa, da Justiça e do Ministério Público estadual.
 
 
De janeiro a 15 de maio, foram registrados 591 homicídios  na capital, que é dividida em três regiões: Baía de Todos-os-Santos, Atlântico e Central. No mesmo período de 2012, foram 685 mortes, uma redução de 13,7%.
 
Nas cidades da região metropolitana, os homicídios caíram 25,5% (de 372 para 277). A Risp da Região Metropolitana é formada por sete áreas e 12 cidades: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Dias D'Ávila, Pojuca, Itaparica, Vera Cruz, Mata de São João, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.
 
De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa, informa que a meta é reduzir os homicídios em 6% este ano. De a Barbosa aponta queda de 30% nos roubos de veículos e de 50% nos assaltos a ônibus. Para ele, a logística policial vai além da matemática: "Temos que enfrentar crimes contra a vida, mas também evitar os ataques ao patrimônio". 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics