Tomou chá de sumiço foi?
Partindo do pressuposto que a Lei da Insequapibilidade deixa muitos 'desplanaviados' me surge duas perguntas. O que é importante agora: É o Karatê ou um Karanãotê?
Se o cara ter é bom, o ruim é um cara ‘num’ ter?
Bem, algo aconteceu interessante e com muita gente mexeu. Foi a 2ª Conferência Municipal das Cidades.
A bem da verdade, uma coisa que não se pode aceitar como normal é a ausência de vereadores nessa Conferência. Pros que se dizem ‘defensores’ da verdade e bem-estar social, por que lá não foram? Ah, sei. Deve ser por serem de ‘oposição’.
Quanta besteiragem! Oposição é para contradizer, discutir e chegar a um consenso. A ausência significa ser desatento, dar pouco valor ao município (ou nenhum valor). Depois reclamam. Porém reclamações bobas e vazias.
O que se precisa urgente na cidade, no município?
As discussões em vinte cidades que pesquisamos pelas páginas da INTERNET tiveram os temas ‘Emprego e Renda’; ‘Urbanização’; ‘Meio Ambiente’; ‘Educação’; ‘Saúde Pública’; ‘Habitação’; ‘Segurança Pública’; ‘Lazer e Esportes’; ‘Saneamento’ e ‘Mobilidade’, mais enfocados porque tudo interage entre si, tipo uma corrente de bicicleta: estando juntos os ‘gomos’, pedala-se que é uma beleza! Se quebra um, interrompe a viagem.
Ao tratarmos apenas de um tema- MOBILIDADE, vemos que nossa cidade (C do Jacuípe) está uma zorra total; com R$ 3,00 /dia se compra uma moto, sai empinando… montam 4 de vez, um não respeita o outro. Tendo R$ 12,00 /dia você compra um carro zero, toma umas e outras e muitos são os ‘querentes’ de subornar agentes da lei. E mais: saem dirigindo parecendo Fórmula 1.
Apenas a Av. Getúlio Vargas em certos horários te faz andar 200, 300 metros sem poder atravessá-la pelo fluente número de carros, motos, etc…
Os poderes constitucionais são 3, independentes porém harmonizados entre si. Divergem mas chegam a um consenso para solucionar a problemática urbana (e rural).
A cidade cresce, o meio ambiente padece na construção doida, as nascentes morrem hoje pra amanhã se reclamar… de quem?
O meio ambiente é também Saneamento e Mobilidade; e ainda Saúde, Educação, Urbanização- quer dizer: tudo é uma só corrente.
Um aviso: 2495 municípios brasileiros (Berimbau está incluso) não possuem nenhum tipo de rede coletora de esgoto -mesmo o pluvial, aquele das águas das chuvas…
Ser oposição é divergir, discutir até chegar a um consenso beneficiário a todos.
Na gestão finda em 31.12.2012, bastava chegar um assunto e a Câmara discutia aprovando tudo sem muita ‘oposição’. Por que agora a ausência de quem se diz ‘representante’ do povo?
Para finalizar, o que desejo e defendo? Se a Câmara é a ‘casa’ de fazer leis, numa hora dessas a participação de todos é indispensável. Viver só criticando e acusando nada traz de resultado coerente.
Esse é um ponto de vista apenas. Mas a ser considerado.
OBS: Porque ‘Jornalismo é’ lidar com notícias, dando informações, e também se define Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, escrevemos este artigo pros leitores inteligentes.
Quanto à ‘Lei da…’- criação do maluco beleza Raul Varela Seixas, “muita gente ainda hoje se pergunta se é insequapível ou não. A resposta é clilófricamente simples: A Lei da Insequapibilidade pode ser explicada baseando-se no método do “Diafragma de Aquiles”.
Por Viliano Poeta