Daniela Mercury agita a Parada Gay de SP
A cantora Daniela Mercury foi a grande estrela da 17ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), realizada neste domingo (2), em São Paulo. A baiana subiu ao trio acompanhada da namorada, a jornalista Malu Verçosa, e cantou hits como 'Julieta e Romeu' e 'No Woman no Cry'. A apresentação foi patrocinada pela Empresa Baiana de Turismo S.A. (Bahiatursa), que pagou R$ 120 mil para a artista.
Apresentação de Daniela Mercury foi patrocinada pelo Governo da Bahia |
Durante entrevista coletiva concedida na manhã de hoje (2), antes do evento, Fernando Quaresma, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), disse que a Parada do Orgulho LGBT não pode ser vista apenas como um carnaval fora de época. "A parada não é um carnaval fora de época. Mas sim o maior movimento de visibilidade massiva de uma parcela da comunidade que sofre diariamente preconceito e discriminação, violência, ódio e intolerância", disse.
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse que há três eixos principais da luta pelos direitos LGBT tramitando no Congresso Nacional. O primeiro é o do direito ao casamento igualitário que, apesar de ter sido discutido e garantido pelo Supremo Tribunal Federal, ainda precisa, segundo ele, estar previsto em lei. O segundo ponto é a questão da lei de identidade de gênero (que prevê, entre outras coisas, o nome social para as travestis e transexuais) e o, último, o da aprovação da projeto de lei complementar (PLC) que criminaliza a homofobia, mais conhecida como PLC 122.