2 de julho, Copa e Manifestos

É bem verdade que o Brasil já estava independente. ‘Epa, uma pinoia’- tu pensas. Bem, sem a bravura dos baianos a gente ia demorar muuuuitoooo pra se ver livre de Portugal. Então vamos outra vez olhar o ‘dois de julho’, agora com manifestações desde as do MPL (movimento passe livre).
Porém incluindo a COPA confederada, MANIFESTOS, Festas POPULARES e Educação.
Na continuação do artigo anterior, observem>: ainda estou pasmado quando o caso em questão é educação.
Lembra daquela frase ‘educação é tudo?’ Mas, tudo o quê?
Se é tudo, o que resta? Se não é tudo, faz parte do tudo; mas qual parte?
Então, se a sociedade é formada dos pilares educação e saúde, aí no campo das discussões filosóficas sociais temos que VER o que é o ‘tudo da educação’. Ou o que falta na parte que nos toca para termos um país, estado e município realmente ‘DENTRO de nossos dias’. É isso mesmo.
Vivemos na RMFS (região metropolitana de Feira de Santana) e dela somos parte. Em tudo; incluso a educação. A nossa DIREC está localizada em Feira; as maiores oportunidades no comércio, Feira. E outras coisas… Lá teve manifestação popular, cercaram a câmara com tapumes, a passeata aconteceu.
Aqui no Berimbau, ‘‘pensei em chamar o povo para as ruas, vendo o movimento de S P. ai me disseram q haverá na quinta uma manifestação as 16h. De minha parte, a bandeira é: BAIXAR URGENTE, de 4,50 para 3,00 a Passagem BERIMBAU/ FEIRA DE SANTANA. E OS ESTUDANTES PAGAREM APENAS R$ 2,00.
Somos da Região Metropolitana e é MUITO CARO o preço que a gente paga!
NÃO PODE CONTINUAR do jeito que está!’’.
Bom, esse texto postei no ‘FEISSE’, fui até a localidade marcada e ninguém apareceu. Apenas o Jacó reclamando da atual administração, que colocara gente da oposição… Mas troquei de assunto, demorei 54 minutos e nada de ‘manifestantes’.
Seriam da oposição? Pra falar de quê?
Portanto, sendo ‘parte’ da EDUCAÇÃO quero respostas: qual o grau dos educados manifestadores das ‘marchas’? Tanto reclamam dos custos de estádios mas nunca foram questionar quando da construção de cada praça esportiva. Foi divulgado o alto custo. Então deveriam ter ‘embargado’ cada obra. Não foi, curta a ‘vitória do Brasil’ que não me trouxe vitória alguma.
O passe de Neymar tá valendo 500 milhões de Reais. Isso é quanto em (SM) salário mínimo? Se eu trabalhasse 50 anos, a 2 mil mês e guardasse tudo, juntaria somente  
1.200.000,00 o que é bem menor que a renda de Neymar numa semana. Besteira demais enrouquecer e se cansar gritando BRAZIL ZIU ZIU.
Mais futebol, tem em 2014.
Deviam impedir hiper valorização de um atleta quando tem atleta sem feijão, sem calçado, sem apoio. E cadê o valor do educador?
Ainda bem que em Berimbau Normélia ajustou os salários. Em Itabuna, até junho 2013, o prefeito nem sequer aprovara o pedido dos professores. E lá tem 8,5 vezes mais gente que aqui com a renda municipal de um mês lá mais que um ano daqui.
Educação… Os vereadores de Berimbau nada sabem sobre o assunto. Tão sem educação que aprovaram as contas da ex-gestora de  2011 quando o INSS desse ano não foi depositado na conta dos servidores (nem do anterior e do seguinte). Pra onde foi o dinheiro? Resposta com os vereadores aprovadores!?
Se foi recolhido, onde estão esses milhões? Cadê a manifestação dos educadores locais, pois não terão como se aposentar? Isso merece ‘movimento’ ou não?
Apenas o ‘movimento’ do ‘são João’ gritando para Pablo e Daniel não vale. Embora tenha valido a festa. Pode não ter sido 70 mil, mas foi boa; os servidores, que nunca passavam junho comendo canjica, milho, amendoim e tomando licor ‘ á vista’ dessa vez sorriram… Pouca casa alugada? Pouca vendagem? Criem outros jeitos de trabalhar e não deixe o estranho vir de fora e vender muuuitoooo. Quanto as casas, em Santo Antonio de Jesus teve um grupo de Salvador que alugou uma completa: fogão, geladeira, TV de plasma, DVD player, ponto de internet, 4 quartos, 3 banheiros, garagem e quintal durante 5 dias por 2.500 reais.
Ainda o 2 de julho: sem entender a coragem dos antepassados, sua vontade de independência sem terem cultura e recursos, é bom nem parar de trabalhar e aceitar o feriado. Mesmo vaiando o Governador que tanto já vaiou no passado.
As coisas são, realmente, clitófricamentes simplórias sem rataclenas ‘calientes ni pece’
As duas fotos aí de cima mostram que, mesmo no meio de reclamos, o povo tá lá.
Depois volto comentando mais.
 Por Viliano Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics