Ju Moraes finaliza DVD com clip gravado em Berimbau
Filha de Berimbau, Ju Moraes, 27 anos, a cantora escolheu a sua cidade natal para gravar um clip do seu primeiro DVD.
“Minha família não é formada por músicos, mas na escola no interior comecei a desenvolver esse meu lado participando de apresentações”, conta a cantora, que se tornou conhecida no país depois de ficar entre as quatro finalistas do The Voice, reality exibido na Globo ano passado.
Depois da experiência, Ju está pronta para alçar voo solo. Ela está em fase de finalização do seu primeiro trabalho, Em Cada Canto Um Samba, que será apresentado em CD e DVD. Uma prévia do álbum será lançada hoje.
A cantora vai disponibilizar nas rádios, site oficial e iTunes, juntamente com o clipe com versão especial, a música Na Palma da Mão, que integra seu disco de estreia. A canção foi composta por Saulo Fernandes, Dom Chicla e Mikael Mutti. O último assina a direção da produção.
Na quinta-feira, Ju também estreia o projeto Ensaio de Inverno no Ondina Lounge (antigo Salvador Praia Hotel). O primeiro show terá a participação de Carlinhos Brown e Margareth Menezes.
As primeiras faixas do disco foram gravadas durante os meses de março e maio. Os locais escolhidos foram: Zank Boutique Hotel (Na Palma da Mão), restaurante Casa de Tereza (Colar de Guia), Palácio da Aclamação (Aquela) e na fazenda dos avós da cantora, em Conceição do Jacuípe (A Menina Dança e Mulher no Samba).
“O nome do álbum foi escolhido para representar cada canto que passamos com a música. Pensei em cada um desses pontos levando em consideração o sentimento da música e o significado do lugar pra mim”, revela.
Sintonia
A previsão é que o trabalho chegue às lojas em agosto. O álbum terá onze faixas, sendo sete de autoria da própria Ju, em parceria de Mikael; o DVD tem nove músicas. “No dia que conheci Mikael conseguimos compor quatro músicas. Isso demonstra como temos uma boa parceria musical e como ele foi fundamental para que isso tudo acontecesse”, revela.
Músico, arranjador e produtor musical, Mutti acumula experiência com nomes como Carlinhos Brown (com quem tocou durante oito anos), Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Ele também participou da turnê pelo Brasil e México com a lendária banda de metal alemã Scorpions, já fez trabalhos com o músico americano will.i.am, líder do Black Eyed Peas, com o guitarrista mexicano Carlos Santana e com o carioca Sérgio Mendes, na trilha da animação Rio, indicada ao Oscar em 2012.
O disco tem ainda participações de Claudia Leitte, em Samba Rock com Dendê, e de Carlinhos Brown em Ainda. O trabalho traz também uma versão de A Menina Dança, clássico dos Novos Baianos. “Eles (Novos Baianos) fizeram parte da minha formação musical. Aliás, a Bahia foi minha principal fonte de alimento. Gil, Caetano, Gal, Bethânia e Moraes Moreira são minhas maiores referências”, lista. “Quero mostrar nesse trabalho o que há de bom na música da Bahia. Nós não temos apenas micareta”, defende.
The Voice
Antes de integrar o grupo do reality show musical, a cantora comandava o grupo Samba D’Ju desde 2009. Da formação da banda até o ano de 2010, Ju mantinha a dupla carreira: cantava à noite e atuava em um escritório de advocacia durante o dia. “Foi meu próprio chefe quem disse que eu deveria fazer uma escolha porque eu só chegava cansada no escritório”, conta a moça.
Em julho do ano passado, recebeu uma ligação que acabou sendo o pontapé fundamental na sua carreira. “Me ligaram da Globo dizendo que eu fui indicada para participar do The Voice. Até hoje não sei quem fez essa indicação”, conta. “Meu único receio era que o programa fosse expor muito a minha vida pessoal, mas quando percebi que não era isso fiquei tranquila”, relembra.
A primeira audição ocorreu no Hotel Pestana, onde ela interpretou o clássico Não Deixe o Samba Morrer, da dupla Edson e Aluísio. Daí, Ju foi passando por todas as fases do programa até chegar à grande final, que teve a brasiliense Ellen Oléria como vencedora. “No fundo, todo mundo que tava ali já sabia que Ellen seria a vencedora. Não que os outros não fossem muito bom, mas ela estava num outro nível”, reconhece.
As trilhas que a levaram até o caminho da final, Ju relembra de cor e salteado. “Cantei Ive Brussel, Sá Marina, Se, Sorte, A Menina Dança e, por fim, Verdade”, relembra. “Acho que Se, de Djavan, foi minha pior apresentação porque não consegui trazer a minha interpretação para a música”, confessa.
Ensaio de Inverno
Artista Ju Moraes, com participação de Carlinhos Brown e Margarethe Menezes
Local Ondina Lounge (antigo Salvador Praia Hotel), na Av Presidente Vargas, 2338, Ondina, às 22h
Ingresso R$ 50, à venda nas lojas ZIP (Salvador, Iguatemi e Barra) e sede da Diva (Boulevard 161)