O que nunca se troca?
Embora o Papa Francisco declarasse: "Cristo bota fé nos jovens"- quando de sua passagem pelo Rio de Janeiro e Gary Stahl, representante da UNICEF no Brasil confirmasse que "O Brasil tem muito a fazer em pouco tempo. Como o Brasil vai ouvir os jovens se o jovem agora prioriza a educação?’’ também, na salada mista em que a sociedade se transformou, houve quem dissesse‘‘o jovem das ruas reclama de tudo mas sem claro objetivo; igual pororoca ou tsunami. E ninguém consegue ouvir gritos e ajustar".
Então, após essa "coisada" toda perguntamos: o que nunca se troca?
Por que isso aqui e agora?
Porque sou parte de um grupo de gente que pensa. E crê: o exemplo educa mais do que a educação comum, formal.
Assim, se a população conviver com uma administração descarada e sem compromisso, onde escândalos e desmandos são costumes do dia a dia, a impunidade campeia sem controle sobre o feito, a rapinagem financeira passa em frente aos olhos do cidadão, Câmara de Vereadores torna-se omissa e leniente e muitas pessoas se sentem no direito de esculhambar, fazer chacota… Ou mesmo bater palmas para os muitos erros dos errados.
Então, jogam lixo na rua a qualquer hora, em qualquer lugar; destroem espaços públicos, desvalorizam as coisas comuns… É que o cidadão comum, por um lado, acha que é amigo do poder; porém há os que sentem-se "lascados", desvalorizados, desrespeitados…
Talvez seja essa a causa da crescente depredação e ‘manifestação’ sem muito nexo, aumento da poluição sonora, fatos incoerentes com quem se diz ser "cidadão" de bem.
A população (portanto as PESSOAS) precisa tomar consciência que é parte integrante de tudo no processo social e político, tanto cobrando e exigindo, como obedecendo as autoridades, suas normas e procedimentos. Cada um sem olvidar sua autoridade, as normas e procedimentos pessoais a serem tratados com cuidados.
Governo vai, governo vem, eu e você- gente, população- quase não mudamos. Por não ser preciso, por não querer, ou por temos postura segura, coerente, verdadeira.
O que nunca se troca é a população.
Contudo, na população (eu e você- REPITO), criticamos. Mas temos que também esperar cada passo de cada gestão- municipal, estadual, federal.
E nem todos fazem nossa vontade pessoal.
Ponto final.
((Em cada área de serviço público,
Aquela que todos estamos pagando,
Há gente querendo crescer
Sua botija engordando
Esperando apenas apoio
Mas deixando 'gado sem aboio
Pelos pastos só bufando'&.
Enquanto cachorros latem
A vida vai avançando;
Quando há muitos criticadores,
Há gente boa laborando
Para algo honesto ser feito
Desmanchando o prazer de sujeitos
Com despeitos só provocando…
Foi para aqui completar
Esse novo ponto de vista
Que escrevi tipo cordel
A quem gosta de ler revista,
Que é este site do bem
Incomodando a uns alguém
Escrevendo como pessimista…
Não se troca nem se mexe em administrador público que quer fazer diferente, porém para todos.
Sem medo, sem preconceito, sem anonimato.
Por Viliano Poeta