Bahia bate o Vitória e encerra jejum na Arena Fonte Nova
Depois de dois anos de jejum, nove jogos sem vencer o Vitória e três revés na atual temporada, o Bahia precisou de apenas 26 minutos para bater o rubro-negro e encerrar o incômodo retrospecto negativo diante do maior rival.
Nem a chuva que atingiu a capital baiana na noite desta quarta-feira, 9, impediu que cerca de 30 mil apaixonados assistissem de perto os gols de Rafael Miranda e Fernandão, ainda na primeira etapa, que garantiram o triunfo tricolor no último clássico de 2013.
Com o gol marcado, Fernandão anotou seu 13º tento no torneio e, de quebra, bateu o recorde de Nonato e Didi, igualado na última partida. O Robocop agora é o maior artilheiro do Bahia na era dos pontos corridos e se iguala ao ídolo Beijoca, que também balançou as redes adversárias 12 vezes, na edição de 1978, quando o time caiu nas quartas de final.
Com o resultado, o Esquadrão foi a 36 pontos e subiu para a nona posição, ganhando novo fôlego para respirar distante da zona de rebaixamento.
O Vitória permanece em sexto lugar, com os mesmos 39 pontos, e ainda sonhando entrar no G-4. Portuguesa x Goiás e Flamengo x Internacional completam a rodada nesta quinta-feira, 10. O Leão ainda pode cair na tabela, caso o Esmaraldino e o Colorado vençam seus jogos.
Depois de atuar por duas rodadas seguidas diante de sua torcida, o próximo compromisso do Bahia será fora de casa. O tricolor viaja para a cidade de Goiânia, onde encara o Goiás no próximo domingo, 13, no estádio do Serra Dourada.
Já o Vitória recebe o Coritiba um dia antes, no sábado, 12, também às 18h30, no Barradão.
Bahia 2×0 Vitória – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 9 de outubro (quarta-feira)
Hora: 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Fabio Pereira (Fifa/TO)
Público: 28.225 pagantes
Renda: R$ 850.622,50
Gols: Rafael Miranda (16' do primeiro tempo), Fernandão (26' do primeiro tempo)
Cartões amarelos: Demerson, Marcelo Lomba, Wallyson, Madson e Rafael Miranda (Bahia); Luiz Gustavo, Kadu, Alemão, Victor Ramos e Marquinhos (Vitória)
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Rafael Miranda, Feijão, Hélder e William Barbio; Wallyson (Marquinhos Gabriel) e Fernandão (Obina). Técnico: Cristóvão Borges.
Vitória: Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Felipe), Cáceres, Renato Cajá (William Henrique) e Leílson (Alemão); Marquinhos e Dinei. Técnico: Ney Franco.