Aos mestres, com carinho
Com desafios diários dignos de um herói de folhetim, o professor é figura constante nas novelas, sempre espelhando o que há de mais humano em cada um de nós. Dedicados e não raro mal-remunerados, são personagens que claramente tentam, de dentro da ficção, chamar a atenção para a importância da profissão e a falência da educação no mundo real.
Relembre abaixo sete personagens marcantes, selecionados pelo Berimbau Notícias:
1. Professora Helena (Rosanne Mulholland), Carrossel (2012)
A encantadora professora da novelinha do SBT é aquela que toda criança gostaria de ter: dedicada, paciente e muito amorosa.
2. Clotilde (Maitê Proença), de Salvador da Pátria (1989)
Na ruidosa novela de Lauro César Muniz, a professora era a protagonista, par romântico do boia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte). Ao som de Oswaldo Montenegro, ela despertava a paixão do aluno por meio do conhecimento, formando um dos casais mais improváveis que a nossa teledramaturgia já viu.
3. Santana (Vera Holtz), de Mulheres Apaixonadas (2003)
Ambientada numa escola, a novela de Manoel Carlos teve vários professores, mas a mais marcante com certeza foi a Santana interpretada por Vera Holtz. Alcoólatra, passou por muitos vexames ao longo da trama mas, dedicada ao ofício, teve a merecida redenção no final.
4. Miriam (Gabriela Duarte), Sete Pecados (2007)
Walcyr Carrasco é um dos autores mais sensíveis a condição dos professores brasileiros – sempre que tem chance, inclui um mestre batalhador nas suas novelas. Em Sete Pecados, foi exemplar a trama da diretora combativa que chegou para transformar uma escola pública imersa no caos, no melhor estilo Ao Mestre com Carinho.
5. Josué (Anderson di Rizzi), de Gabriela (2012)
Na adaptação de Walcyr para o romance de Jorge Amado, o professor demonstrou que a profissão para por dificuldades desde sempre: com baixo salário, o pobre professor vivido pelo excelente Anderson di Rizzi mal tinha um sapato para calçar. Mas, mesmo assim, por causa do seu repertório culto e romântico, encantava as mocinhas de Ilhéus.
6. Edmundo (Ângelo Antonio), de O Cravo e a Rosa (2000)
No ar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Walcyr tem um outro professor nos moldes do Josué de Gabriela: romântico e pobretão, Edmundo vive um amor impossível com a jovem aluna Bianca (Leandra Leal).
7. Alexandre Lopes (Rodrigo Hilbert), de Fina Estampa (2011)
Como se pôde perceber pelos exemplos acima, o potencial de encantamento dos professores da ficção é enorme. Mas o que dizer do charmoso Alexandre Lopes de Rodrigo Hilbert, que andou ensinando neurociência na Faculdade Pessoa de Moraes de Fina Estampa?