Aos mestres, com carinho

Com desafios diários dignos de um herói de folhetim, o professor é figura constante nas novelas, sempre espelhando o que há de mais humano em cada um de nós. Dedicados e não raro mal-remunerados, são personagens que claramente tentam, de dentro da ficção, chamar a atenção para a importância da profissão e a falência da educação no mundo real.

Relembre abaixo sete personagens marcantes, selecionados pelo Berimbau Notícias:

professora-helena1. Professora Helena (Rosanne Mulholland), Carrossel (2012)

A encantadora professora da novelinha do SBT é aquela que toda criança gostaria de ter: dedicada, paciente e muito amorosa.

 

 

 

 

clotilde-salvador-da-patria2. Clotilde (Maitê Proença), de Salvador da Pátria (1989)

Na ruidosa novela de Lauro César Muniz, a professora era a protagonista, par romântico do boia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte). Ao som de Oswaldo Montenegro, ela despertava a paixão do aluno por meio do conhecimento, formando um dos casais mais improváveis que a nossa teledramaturgia já viu.

 

 

santana-mulheres-apaixonadas3. Santana (Vera Holtz), de Mulheres Apaixonadas (2003)

Ambientada numa escola, a novela de Manoel Carlos teve vários professores, mas a mais marcante com certeza foi a Santana interpretada por Vera Holtz. Alcoólatra, passou por muitos vexames ao longo da trama mas, dedicada ao ofício, teve a merecida redenção no final.

 

 

gabriela-duarte-sete-pecados4. Miriam (Gabriela Duarte), Sete Pecados (2007)

Walcyr Carrasco é um dos autores mais sensíveis a condição dos professores brasileiros – sempre que tem chance, inclui um mestre batalhador nas suas novelas. Em Sete Pecados, foi exemplar a trama da diretora combativa que chegou para transformar uma escola pública imersa no caos, no melhor estilo Ao Mestre com Carinho.

 

 

gabriela-anderson-di-rizzi5. Josué (Anderson di Rizzi), de Gabriela (2012)

Na adaptação de Walcyr para o romance de Jorge Amado, o professor demonstrou que a profissão para por dificuldades desde sempre: com baixo salário, o pobre professor vivido pelo excelente Anderson di Rizzi mal tinha um sapato para calçar. Mas, mesmo assim, por causa do seu repertório culto e romântico, encantava as mocinhas de Ilhéus.

 

 

cravo-e-a-rosa-edmundo6. Edmundo (Ângelo Antonio), de O Cravo e a Rosa (2000)

No ar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Walcyr tem um outro professor nos moldes do Josué de Gabriela: romântico e pobretão, Edmundo vive um amor impossível com a jovem aluna Bianca (Leandra Leal).

 

 

 

hilbert-fina-estampa7. Alexandre Lopes (Rodrigo Hilbert), de Fina Estampa (2011)

Como se pôde perceber pelos exemplos acima, o potencial de encantamento dos professores da ficção é enorme. Mas o que dizer do charmoso Alexandre Lopes de Rodrigo Hilbert, que andou ensinando neurociência na Faculdade Pessoa de Moraes de Fina Estampa?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics