Desbravadores, jovens de valor!
O último dia 15 de novembro não foi só aniversário dos 124 anos da Independência: no parque Manoel Armindo, teve vaquejada; na Assembleia de Deus, o projeto de missões; em Serrinha, o Campori dos Desbravadores aonde milhares de meninas e meninos participaram alegre e dinamicamente de brincadeiras educativas, artes, cultura e esporte. No Estádio Rosalvão, torneio de futebol…
Tendo Clubes de Ribeira do Pombal, Serrinha, Araci, Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e outras cidades, as meninas e os meninos lá estiveram mostrando civilidade, democracia e organização em prol da salvação de jovens que tanto hoje em dia estão perdidos.
Os Desbravadores são criados e mantidos pelas Igrejas Adventista do Sétimo Dia em todo o mundo, com a mesma dinâmica e organização: desde os 10 anos as crianças aprendem cuidar da natureza, manter-se no caminho do bem social, servirem ao próximo e manter-se fiel aos ensinos da Biblia, a palavra de Deus. Antes dos 10, são chamados ‘Aventureiros’, também seguindo o modelo dos Desbravadores.
Seja na Bahia ou qualquer outra parte do mundo, os Desbravadores lutam pra se manter no caminho dos bons princípios.
O Campori Nacional ocorrerá em 2014 na cidade de Barretos-SP, na arena da ‘‘festa do peão de boiadeiros’’ e agregará Desbravadores de toda a América do Sul''.
No Campori, cada equipe (Clube) monta seu equipamento: barraca, cozinha e barraca do líder. A administração (Clube Master) monta um posto médico, hasteia a bandeira Nacional, a do estado e a da Igreja (campo administrativo). Durante o evento, jogos, brincadeiras e atividades várias são dinâmicas para gastar o 'gás' da juventude.
No final, cada equipe, avaliada pela Administração, ganha troféus e medalhas.
O "CDFN" (Clube de Desbravadores Fenômenos da Natureza) de Berimbau sempre traz um bom resultado.
Por Viliano Poeta