Prefeitura de Berimbau faz cadastramento dos artesãos da cidade

As técnicas Claudia Cruz e Marinalva Barreto, do Instituto de Artesanato Mauá, estiveram em Conceição do Jacuípe (Berimbau), entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2013, fazendo o cadastramento dos artesãos da cidade, no Centro de Negócios. O ato faz parte de uma parceria da Prefeitrua de Berimbau através com a Secretaria de Desenvolvimento Econônico, com o objetivo de valorizar os artistas locais, favorecendo-os com algumas vantagens devido à carteira do instituto.

Entre as vantagens estão o reconhecimento como artesão, participação em feiras do próprio instituto, na Bahia ou em outros estados, ter isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos artesanais, com emissão da Nota Fiscal Avulsa da Secretária da Fazenda, em 17%, e ainda exportar seus produtos comprovando a autoria.

 “É importante o cadastramento porque os artesões passam a ser reconhecidos como artistas e há outras vantagens, principalmente facilidade para expor”, comentou o secretário Marco Grillo.


Ainda segundo o secretário em entrevista ao Berimbau Notícias “é importante o estreitamento com o instituto, porque sair de Berimbau para Salvador gera um custo para os artesãos, portanto procuramos facilitar o cadastramento”.

Carteira do Mauá – A carteira é reconhecida pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) e é válida em todo território nacional. O artesão só pode se cadastrar em um ramo e a validade da carteira é de quatro anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics