Secretaria de Agricultura cria projetos para reanimar o cultivo de Hortaliças em Berimbau

Na foto o secretário de agricultura Gilvan Costa (Gil) e o grande produtor de hortaliças em Berimbau Gilton Pimentel

O cultivo de hortaliças na cidade de Conceição do jacuípe (Berimbau) caiu muito nas últimas duas décadas e a cada ano que passa fica cada vez mais fraco.

Na década de 80 Berimbau já era o maior produtor de hortaliças da região da Bahia. A Cidade de Berimbau sozinha abastecia algumas cidades baianas como: Salvador, Simões Filho, Camaçari, Candeias, Santo Amaro, Feira de Santana, Ilhéus, Itaparica, Alagoinhas entre outras grandes  cidades do país como São Paulo.

Motivos

Em entrevista ao Berimbau Notícias, Gilvan Costa (Gil), o secretário da agricultura disse que existem dois motivos principais para ter ocorrido essa queda brusca na produção de hortaliças. O primeiro, segundo ele, foi a falta de apoio das gestões anteriores que não promoveram nem criaram nenhum projeto que desse subsídio á atividade da agricultura e incentivasse o pequeno agricultor a produzir tanto para importar dentro do município, quanto para exportar para outras cidades. 

O segundo motivo, de acordo com Gil, foi que com a chegada das empresas e uma consequente modernização da cidade, os filhos dos agricultores ocuparam essas vagas de emprego, colocando de lado a atividade agrícola que era passada de pai para filho, na qual, geralmente toda família participava. Ocorreu assim uma baixa na produção e os pequenos empresários, que não encontraram nenhum apoio das gestões passadas, não tiveram como pagar a mão de obra dos pequenos agricultores, que foram buscar fonte de renda em outras atividades.

Com toda essa situação a atividade de produção de hortaliças foi se reduzindo, atualmente, devido á falta de ação dos antigos gestores, funciona de forma precária e enfrenta problemas em relação ao abastecimento e irrigação das plantações, uma vez que o volume de água dos riachos e rios tem baixado muito nos últimos anos.

Falta de mão de obra

De acordo com Antônio Marcos,(conhecido como TITI) um dos produtores de Hortaliças, grande parte dos produtores estão sendo muito prejudicados pela falta de mão de obra, uma vez que as fábricas estão tomando os trabalhadores que antes ficavam na produção. Ele alertou para a importância de incentivos na área de hortaliças. “Se não tiver incentivos as roças vão acabar! Agente tem que sobreviver, mas com essa situação é difícil! Daqui a alguns anos agente vai ter que reaprender a plantar na roça, pois a cada um trabalha de um jeito” afirmou.

Projetos

Com toda essa situação, a Secretaria de Agricultura de Berimbau em parceria com a secretaria de Agricultura da fazenda vem propondo soluções para melhorar essa situação. Já foi conseguido um trator que vai implementar 10 poços artesianos, os quais vão ser perfurados ainda este ano de 2014, para melhorar a questão da falta de água e da seca nas plantações.

Outra alternativa pensada para reanimar o cultivo de hortaliças é o projeto “Fazenda orgânica” que vai beneficiar cerca de 25 famílias com a produção de hortaliças de forma orgânica, não fazendo uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados. O projeto vai ter como principal sócio a Associação Certificadora de Áreas e Defesa do Meio ambiente e Produtores Orgânicos do Estado da Bahia (ACPOBA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics