Prefeita Normélia fala sobre o ano de 2013, em coletiva de imprensa
Na manhã desta terça-feira 21, a Prefeita Normélia Correia, reuniu a imprensa local e da região na prefeitura de Conceição do Jacuípe para uma coletiva de imprensa. O principal motivo dessa coletiva foi esclarecer para a população de Berimbau sobre alguns fatos que vêm acontecendo na prefeitura, envolvendo a questão dos vetos nas emendas e das verbas do orçamento de 2014.
Estiveram presentes na coletiva a Rádio Subaé de Feira, Sociedade AM, JS Publicidade, Berimbau FM, Berimbau Notícias, Coração Notícias e o Jacuípe Notícias.
Governo de realizações
Normélia iniciou a coletiva falando que este governo tem se pautado em realizações, na prestação de contas públicas e no planejamento das ações. Com isso a gestão visa desenvolver a autoestima da população e resgatar a grande dívida social que os antigos governos contraíram ao longo dos anos. “Eu acredito que, sem planejamento, a gente não chega a lugar nenhum. Por isso eu trabalho com planejamento, que é uma forma da gente poder equacionar as despesas e poder dar um destino adequado aos recursos que chegam para o povo. Pela primeira vez, a gente tá trabalhando em uma gestão moderna, onde a gente está fazendo o planejamento das ações” afirma.
A prefeita ainda disse que não teme as falsas informações que foram divulgadas, pois para ela esse é um governo de contas abertas, no qual tudo está registrado. “ Eu sou uma mulher que não tem medo de nada! As minhas contas estão aí, tudo o que eu faço está aberto para o povo ver, pois todo cidadão tem o direito de saber o que chega no município e como está sendo gasto” disse.
Governo forte
Segundo Normélia, esse é um governo que por essência já nasceu forte, mesmo com a intensa oposição. “Eu não estou aqui para dar resposta aos opositores. Pois eu não sou fraca, muito menos o meu governo! Meu governo já nasceu forte pela própria essência dele, quando eu fui para as ruas para pedir ao povo o voto, sem ter um tostão de dinheiro, botei a minha cara na tela e lutei para ganhar essa eleição. Eu acho que as pessoas ao invés de tentar denegrir a imagem do governo deveriam olhar para o tipo de administração que tem sido feito hoje em Berimbau, séria, límpida e transparente” declarou.
Arrumando a casa
Nórmelia afirmou que esse primeiro ano teve que ser de intensa organização e quitação de dívidas que a antiga gestão deixou, as quais chegam a contabilizar cerca de 24.000.000,00 (VINTE E QUATRO MILHÕES DE REAIS), valor que equivale a quase metade do orçamento de 2013 . Dentre as dívidas deixadas pelo governo anterior ela citou o débito com a empresa que faz o recolhimento do lixo, com a Coelba, com a Embasa, com uma companhia telefônica, salários atrasados dos funcionários, dívidas com cheques sem fundo e com o repasse do INSS, que de acordo com a prefeita 1% de toda a receita mensal do município, que poderia estar sendo aplicada em outras coisas e está sendo destinado para regularizar essa situação.
“Eu quero esclarecer ao povo de Conceição de Jacuípe, que nós tivemos, sim, que passar grande parte do primeiro ano de governo arrumando a casa. Muitos me criticaram, até disseram: ela é faxineira, porque só vive arrumando a casa! Mas para realizar as grandes metas é preciso que a casa esteja arrumada, então eu não tenho vergonha de dizer que passei sim o ano de 2013 arrumando a casa, mas eu fiz isso porque no início de 2013 eu encontrei o município totalmente sucateado, inadimplente, sem crédito pra comprar em lugar nenhum, eu sofri muito com isso” alegou.
Implantação de um presídio
A prefeita Normélia revelou que logo no início da sua gestão o governo do estado apresentou a ela a proposta da implantação de um centro de resocialização, ou seja de um presídio, porém ela prontamente recusou. “Eu recusei o projeto que implantaria um presídio na nossa cidade, nosso povo não é marginal! Nós precisamos melhorar a educação e a saúde em primeiro lugar, projetos que priorizem essas duas áreas devem ser priorizados!” revelou.
Licitação do calçamento no Baldez
Normélia revelou o motivo pelo qual o bairro do Balbez ainda não foi calçado. Ela afirma que a licitação foi feita em dezembro de 2013 e que as empresas compraram os editais, ou seja, se inscreveram, porém no dia do julgamento as empresas não apareceram. “Mas por que elas não apareceram? Porque o município de Conceição do Jacuípe tinha o histórico de não pagar. Isso é muito triste, mas agente tá lutando para mostrar que o nosso município é formado por pessoas honestas e descentes. Já foi aberto um segundo edital para que uma empresa seja contratada.” assegura.
Casas populares e comércio movimentado
A prefeita ainda falou do crescimento do comércio e da construção das casas populares, como um resgate da dignidade das pessoas. “Hoje o comércio de Berimbau está mais fortalecido. Temos vários pontos de comércio abertos na cidade. Temos dados de que foi o município da região onde o comércio mais cresceu do mês de junho pra cá. E as casas populares é o resgate de uma dívida social que o governo sempre teve com o povo e que eu estou quitando agora. Esse é o governo que abraça o povo e que busca resgatar o desenvolvimento que estava estagnado em nossa cidade” finalizou.
Coletiva Parte I
Coletiva Parte II