Amar faz com que as pessoas tenham o paladar mais doce, diz novo estudo
Dizem que o amor deixa a vida doce, mas é provável que você nunca tenha levado a frase ao pé da letra, pelo menos até agora. De acordo com um novo estudo apaixonar-se tem sim o poder de mudar o paladar, deixando os sabores mais adocicados mesmo quando não estão de fato presentes na sua comida.
Pesquisas anteriores já haviam apontado as alterações nos sentidos provocadas pela paixão, mostrando, por exemplo, que pessoas que se sentem sozinhas têm mais frio, o que fez o condutor do estudo, Qin Chan, despertar para o tema.
Para confirmar as suspeitas, 197 indivíduos foram submetidos a dois experimentos. No primeiro, eles tiveram que escrever uma redação sobre um determinado tema, escolhendo uma abordagem romântica ou de ciúme. Em seguida, provaram uma bala de sabor azedo-doce ou uma barra de chocolate amargo adocicado.
Os participantes que fizeram o texto com uma conotação romântica disseram sentir mais sabores doces nas guloseimas, enquanto o restante percebeu mais os azedos e amargos adicionais.
No segundo teste os voluntários repetiram a tarefa da redação, mas trocando os alimentos oferecidos anteriormente por água, entregue a todos como se fosse um novo produto que precisava ser avaliado como doce, amargo ou azedo. Mais uma vez aqueles que falaram sobre o amor apresentaram uma tendência maior a afirmar que o líquido era adocicado.