Jornada Pedagógica 2014 discute o currículo escolar

Nesta segunda-feira, 3, aconteceu em Teodoro Sampaio na quadra Associação dos amigos de Teodoro Sampaio a Jornada Pedagógica de 2014. A temática discutida este ano foi o “Currículo escolar: indutor das práticas sociais de leitura e escrita na emancipação histórica, política, social e cultural de um povo”.

A jornada contou com a participação de professores, coordenadores, diretores, auxiliares de classe, pais de alunos e foi aberta também para a população em geral.

A programação da jornada aconteceu em dois momentos, pela manhã houve um café da manhã acompanhado de uma apresentação cultural “Voz e Violão com Luis”.

Logo em seguida ocorreu a abertura oficial de boas vindas com a participação de algumas autoridades locais como Akira Suga, Prefeito de Teodoro Sampaio, Josias Gomes, Deputado Federal, Ângelo Almeida, suplente á Deputado Estadual, Rita Brito, Secretária de educação, Everton Barbosa, Controlador geral do Município, Rebeca Tárique, Chefe de gabinete, Marcos Escopeta, Secretário de Ação social, Rosalvo Uzêda, Presidente da câmara de vereadores de Teodoro, Benedita dos Santos, Presidente do conselho da FUNDEB, Carmelita de Assis, Presidente do Conselho de educação, Aline França, escritora, cidadã teodorense e ganhadora do prêmio Mário Gusmão e a participação de Olívia Santana, chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.

Aconteceu também uma aula inaugural ministrada por Olívia Santana, na qual ela abordou a importância em fazer valer no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira como também da  História e cultura indígena, além de discutir questões voltadas para a educação e diversidade étnico-racial.

Houve uma parada para o almoço e pela tarde a Jornada foi retomada com uma exposição intitulada de “Teodoro Aqui e Ali” e oficinas que discutiram o currículo desde a creche ao Ensino fundamental 2, até a Educação para Jovens e Adultos (EJA), as leis que todo gestor deve saber, conselho escolar e a parceiria entre a escola e os pais.

O prefeito Akira declarou que esse é um momento de emancipação da cidade de Teodoro Sampaio. A cidade vai progredir com muito trabalho, pois segundo ele o governo já avançou bastante em 2013 e vai continuar crescendo em 2014.

Akira trouxe uma novidade para os professores do município, que já recebem o piso nacional da área de educação, um cheque de quase R$ 2.000,00 (dois mil reais) que foi entregue representativamente á Benedita dos Santos, Presidente do conselho do FUNDEB e a Carmelita de Assis, Presidente do Conselho de educação . Esse valor vai ser acrescido ao salário dos professores do município.

Benedita dos Santos, afirmou que ficou muito surpresa com essa notícia. “Eu fiquei muito feliz em saber que a prefeitura está valorizando nós professores. Muitas vezes nos sentimos desestimulados. Essa é a primeira vez que eu vejo um prefeito aqui na cidade disposto em investir na educação. Isso levanta a nossa autoestima” declarou.

Adriana Calmon, professora do município, disse que é muito importante que as ações que visem melhorar a educação sejam colocadas em prática. “Estou achando a Jornada Pedagógica desse ano muito proveitosa, principalmente pelo tema escolhido. Todas as iniciativas que tenham como objetivo melhorar a educação devem ser realizadas” afirmou.

Rita Brito, secretária de educação, declarou essa Jornada pedagógica é um momento de avaliar as ações de 2013 e discutir ações para o ano de 2014. “O tema deste ano tem a ver com currículo, porque agente acredita que para forma um cidadão, eu preciso partir da ideia de que tipo de conteúdo eu quero colocar em sala de aula. Nós falamos tanto de emancipação, porém um povo emancipado é aquele que realmente consegue exercer as práticas sociais de leitura e escrita como também as operações, resolver problemas e as relações interpessoais”

Rita também falou dos investimentos na educação. “Agente está fazendo um investimento para a educação infantil com fardamento e com livros didáticos, os meninos de 2 á 5 anos vão para a escola agora com seus livros. Além disso, agente conseguiu dar um abono de quase dois mil reais para os professores, pois não é só de escolas bonitas e prédios bonitos que se faz educação agente precisa dar o reconhecimento á esse profissional que fica em sala de aula educando as nossas crianças” finalizou.

 

Veja mais fotos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics