Sessão solene dá início aos trabalhos na Câmara de Vereadores
Nesta quinta-feira, 6, as atividades legislativas foram retomadas na câmara Municipal de vereadores de Conceição do Jacuípe. Ocorreu a primeira sessão do ano de 2014, que foi com o plenário completamente enfeitado com flores e foi considerada como solene por dar início aos trabalhos na Câmara.
A sessão teve a presença da prefeita Normélia Correia, de todos os vereadores, dos secretários de governo e da população em geral. A sessão foi iniciada com a leitura de um texto no qual se enfatizou a importância de se repensar as atitudes que são tomadas ao longo do tempo.
O vereador Israel Borges, em sua colocação no plenário, levantou a importância de se fazer um balanço do ano de 2013, haja vista que não houve tempo de ser feito nas sessões anteriores, pois aconteceram alguns eventos de cunho político, como a derrubada por alguns vereadores do veto feito pela prefeita á algumas emendas e o pedido de suplementação ao orçamento de 2014.
O vereador Israel caracterizou essas atitudes como “desastrosas” e “maldosas” e disse que alguns vereadores não se deram conta que o ano de 2013 foi um ano complicado, pois a gestora teve que quitar débitos que a gestão anterior deixou. Ele ainda expressou a sua indignação com a situação enfrentada por ele, e alguns colegas vereadores, que lutaram para aumentar a porcentagem de suplementação para 20%, sendo que inicialmente era apenas de 5%.
Israel ainda comparou a postura da antiga gestora, que foi a uma rádio e ficou mais de 3h falando, com a do pai do nazismo Adolfo Hitler, pelo seu autoritarismo e poder de persuasão, pois para Hitler uma mentira repetida várias vezes se tornava verdade. Ele afirmou que o município de Conceição do Jacuípe está entre os 100(cem) melhores no país no quesito finanças, pois o atual governo fez questão de quitar todos os débitos existentes da gestão anterior para deixar a cidade com o nome “limpo”. Ele finalizou sua fala dizendo que os vereadores não devem se deixar levar por “paixões” políticas e “maléficas”.
O Vereador Jodilson Cerqueira declarou o seu apoio a prefeita Normélia. "Agora eu faço parte da situação", disse.
A prefeita Normélia disse que espera novas perspectivas para o ano de 2014. Ela falou das perseguições que sofreu ao longo do ano de 2013, dentre elas pontuou o corte que foi feito na lei orçamentária. Ela explicou que as 2 ambulâncias solicitadas por ela ainda não foram compradas por causa dos débitos deixados pela gestão anterior no município. Ela revelou que a cidade de Conceição do Jacuípe se encontrava inadimplente tanto com o governo estadual quanto com o federal.
Normélia declarou que “não adianta falar na teoria e na prática não agir”. Ela disse que não tem vergonha de afirmar que passou o primeiro ano de governo arrumando a casa e pontuou algumas realizações em 2013 como: o transporte universitário, a polícia especializada, o laboratório de prótese dentária, as casas populares, a sala vermelha no Hospital ACM, entre outros. E ainda revelou algumas ações previstas para esse ano como a construção de mais 150 casas populares, a fundação de centro cultural de artesanato e a obra do calçamento do bairro do Baldez, que já teve licitação homologada.
Por fim a prefeita pediu que a oposição seja feita com mais seriedade, pois, se levada por questões políticas e pessoais, de acordo com ela, todas as consequências vão prejudicar a todos e em especial a cidade.