Currículo online aumenta chances de encontrar um emprego
A internet já é parte da vida da maioria dos brasileiros, e nela é possível encontrar desde diversão e amizades, até um novo emprego. Se você está pensando em mudar de carreira, ou quer voltar a trabalhar depois de um tempinho parada, saiba que a web pode ser a melhor ferramenta, contanto que o seu currículo esteja nos lugares e formato corretos.
“Colocar o currículo na internet sem dúvidas é a melhor forma de se empregar. Hoje existem diversos sites gratuitos e pagos, e através deles a pessoa fica visível para várias empresas. Todos os empregadores tem uma maneira de acessar um banco de dados online para recrutar candidatos”, fala a consultora Luciana Tegon, diretora da Consultants Group by Tegon.
Além dos sites próprios para vagas é possível inscrever-se na área “trabalhe conosco” dos sites de empresas. “Deveria funcionar, mas nem sempre o RH consulta de verdade. Se você tem o sonho de trabalhar naquele local específico inscreva-se, mas tenha também outras frentes”, completa.
Apesar dos sites de recrutamento serem eficientes, não tenha a ilusão de que apenas um te ajudará a encontrar a vaga perfeita: esteja em vários e procure ofertas. “Buscar um emprego é como um trabalho, tem que acordar cedo e consultar todos os portais. Faça também associações em grupos que tenham a ver com sua área no Linkedin (rede social para profissionais), porque muitas oportunidades vem de lá”, indica.
O currículo ideal
Existe uma polêmica em relação ao tamanho dos currículos, já que cada empregador tem sua preferência. Na dúvida, mantenha todos os dados muito bem atualizados em todos os seus cadastros, e informe todos os cursos, por menores que possam parecer. “Precisa ser bom e completo, com todas as suas qualificações. Mantenha sempre em dia, colocando cursos que tenha feito depois da sua inscrição e experiências profissionais”, aconselha.
Um detalhe que muita gente esquece, mas que não passa despercebido pelo recrutador, é ajanela de tempo entre um trabalho e outro. Claro que não é sempre que você tem a escolha de permanecer ou não em um local, mas tenha consciência da importância de aceitar propostas que você realmente queira. “Existe o famoso currículo seguro desemprego, aquele candidato que só se coloca novamente no mercado depois da remuneração, fica o suficiente para receber outra vez, e assim vai. Esse tipo de perfil ninguém quer contratar”, adverte.
Mesmo que não seja intencional, buracos que coincidam com essa agenda levantam suspeitas, e podem minar suas chances. “Se em cinco anos você passou por três lugares com um período longo de pausa entre eles, então vão surgir questionamentos. Três anos em uma empresa é um bom tempo para uma pessoa que tem boa estabilidade, menos que isso é um descompromisso natural da juventude e do inicio de carreira. Usar um emprego como degrau para outros é um erro, e acende luz vermelha”, explica.
E a pretensão salarial? Talvez você já tenha usado a expressão “a combinar” em algum cadastro, mas, acredite, ela é um erro e pode desqualificá-la. “Coloque o quanto pensa em ganhar e o salário atual ou o último. Você pode ser eliminada pela dificuldade do recrutador de ir atrás e perguntar se o valor que deseja está ou não adequado com a vaga. Muitas vezes é mais fácil deixar esse candidato de lado”, revela.
Bem na foto
Os currículos online pedem fotos de cadastro, que podem ou não ser colocadas. De acordo com Luciana, é importante que você preencha sim esse espaço: “não é necessário, porém, quando fazemos a seleção e abrimos um currículo, a foto já desperta interesse, nós percebemos características das pessoas pela imagem. É comum descartar os candidatos que não tem, porque não há tempo de ter essa primeira impressão, que nada tem a ver com boa aparência”.
A fotografia deve mostrar você arrumada, mas nada de exageros e nem pense em usar aquela imagem do Natal ou do churrasco com as amigas.
“Tem gente que coloca até foto com duas pessoas, não pode. Basta tirar uma foto apropriada. A dica é pensar em como você estaria no seu ambiente de trabalho, com sorriso leve e pouca maquiagem, em um fundo liso”, finaliza.