Animais estão sendo mal tratados em Berimbau

Há uma estimativa que hoje existem cerca de 2.000 (dois mil) animais abandonados na cidade de Conceição do Jacuípe, sem casa e sem atenção. Os animais são espancados, feridos de faca e facão, e muitas vezes até envenenados por alguns açougueiros.

Carlos Amazonas, mas conhecido como “Hambúrguer”, em entrevista ao Berimbau Notícias, conta que ele vem alimentando alguns desse animais, mas afirmou que geralmente os encontra em um estado de maus tratos.

Há vintes dias atrás, pouco mais de 50 gatos foram encontrados mortos atrás do Mercado Municipal, alguns barraqueiros suspeitam que a causa da morte desses animais tenha sido por envenenamento com uma substância usada para matar ratos, mais conhecido como “Chumbinho”.

Um exemplo de amor aos animais é o motoboy Valdemir da Silva, conhecido como “Val moto boy”. Ele afirmou que se preocupa muito com os animais e que pega os cachorros que estão nas ruas, desprezados, muitas vezes estão feridos, leprosos e os leva para o veterinário.

 

“Eu também os alimento com ração, coloco água tudo com meu próprio dinheiro. Mas eu acho que deveria ter um centro de zoonose na cidade para além de dar abrigo, tratar desses animais e impedir que eles andem soltos nas ruas e sejam maltratados” disse.

 

Outro exemplo de uma pessoa consciente que não tolera que os animais sejam maltratados é Iara Gomes, ela se diz uma protetora dos animais. “Quando vejo um animal abandonado faço o que posso para ajuda-lo.  Só nesses últimos 2 meses foram mais de R$ 400 (quatrocentos reais) só de veterinário, mas para mim o valor não importa, eu amo os animais” declarou.

O estudante de Direito Nilson Lima, exclarece que a principal lei, que protege os animais, é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. O artigo n° 32 diz que praticar o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime com pena  que varia de 3 meses a 1 ano de detenção e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Saiba que, infelizmente, esse crime é considerado de menor gravidade pela Justiça. Mas se você presenciar um caso de maus tratos a animais, chame a polícia, ou vá até a delegacia e registre uma ocorrência. Será feito o Boletim de Ocorrência (B.O) muito importante processar o infrator, para que ele passe a ter maus antecedentes junto à Justiça. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics