TER E SER ‘‘Para educar é necessário ter conhecimento; e ser educador’’

Para começar este artigo, acho complicado comentar sobre educação. Uma coisa muito abrangente, algo mais apenas do que ir pra escola simplesmente. Mais ainda nesse tempo de muito auto visibilidade.

A parte de mãe/ pai é levar filhos e filhas pros colégios. A parte da instituição, passar conhecimentos. A parte do estudante, absorver o ensinado.

Tema recorrente em todos os discursos políticos: ‘‘precisamos melhorar a educação’’. Só que não se diz qual educação. A dos alunos ou dos próprios que falam, que prometem aleatoriamente?

Qual o custo real, o valor da educação?

As interrogações surgem por necessidade real, mesmo!

Já estava elaborando este artigo e achei isto num site católico: ‘‘’uma pessoa me disse: o que não me custa não vale nada’’. E eu fiquei pensando nisso.

Será mesmo que o que não exige esforço não tem valor algum?

Aos olhos de Deus, não vale nada fazer algo que nos agrada?
É verdade que, às vezes, acabamos acreditando nisso e nos convencemos de que somente o que nos custa caro pode ter algum mérito’’’.

Assim, desprezamos aquilo que não gostamos, o que nem sempre nos agrada, o que não nos exige nada, porque achamos que isso não tem valor.

Pois então, continuando sobre o valor da educação: as escolas municipais (e estaduais) são mantidas por TODOS OS CIDADÃOS E CIDADÃS. Assim, se você sacrifica o seu orçamento, alguns até pequenos, se endivida ao por filhos na escola particular e critica (sem conhecimento) ao município, (no caso, Prefeita) você está errado/ errada.

Nada contra matricular filhos em particulares. Porém é VOCÊ quem custeia (PAGA) a escola pública! Sim, com os muitos impostos nos dado de presente pelos governantes do Brasil.

E ai? Tu queres que tipo de escola?

Onde o aluno saia de lá SABENDO TUDO?

Que bom!

Assuma então seu dever de pai/ mãe: visite a escola, dialogue com a escola, com seu filho (a), com colegas dele (a), corrija o dever de casa, ajude nas tarefas que a pró mandou, diga aos filhos para ter cuidado PORQUE A ESCOLA É DE VOCÊS.

Ah, e não esqueça de estar na Escola quando tiver reunião.

Sei, você pode dar a desculpa de que está ocupado, ocupada, trabalhando. Mas o pessoal da ESCOLA também está TRABALHANDO para seus filhos serem bons cidadãos!

Veja as fotos de uma escola apenas: carteiras novas, mesas novas do professor, direção, secretários, merendeiras e professores capacitados…

Tudo pra dar o melhor ensino aos seus filhos!

A violência está grande? Muitos jovens estão perdidos? ‘‘Que sua fala seja sua prática’’ dizia Paulo Freire, pois a maior educação de uma pessoa está em sua casa.

Sabemos que nossa situação econômica no país não é lá muito boa para muitos, isso é verdade insofismável. Mas sair da aula pra usar maconha, cocaína e crakc (ou vender), é grandíssima besteira. Que chega a tornar-se burrice porque, o tempo dispensado em bate-papos vazios (perda de privacidade), ou o dinheiro entrando rápido no bolso e conta, faz se deixar de aprender mais e a vida às vezes sai muito rápido também. Além dos aborrecimentos e sofrimentos causados a todas as famílias.

O TEMPO maior do aluno é com a família. Portanto, para os jovens não filarem aula pra ganhar um ‘trocado de morte’, ou ainda ficar batendo papo sem fazer os deveres, sejam pais e mães os/as maiores EDUCADORES e EDUCADORAS, fiscais e amigos das crianças e jovens.

Ai a escola será mais do que boa.

 

Por Viliano Poeta   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics