Conceição do Jacuípe volta a ser o maior pólo produtor de hortaliças do estado da Bahia
Em Conceição do Jacuípe (Berimbau), mais de 2.000 mil famílias trabalham na produção de plantas. O Oitizeiro e o Bessa são onde se concentram os grandes produtores de hortaliças do município, que fornecem folhas, flores, frutos e até raízes para consumo humano e natura com pouco ou nenhum processamento. Tudo saído do campo direto para a mesa do consumidor.
E no verão os cuidados com as hortaliças se multiplicam e a maioria precisa de mais água e menos exposição ao sol, além de nutriente e adubos variados.
O produtor rural Adauto Júnior, explica que é preciso ter o controle da temperatura sendo necessária a utilização de sombrites aéreos para amenizar e fazer um sombreamento na plantas abrindo as laterais para poder fazer uma ventilação para que as plantas não murchem. “Temos que fazermos com que a planta consiga absolver a água para que as raízes não fiquem escuras, sofrendo assim um retrocesso no crescimento”, disse.
Adauto ainda explicou os cuidados que o agricultor precisa ter para plantar hortaliças no campo. O produtor rural trabalha na plantação de vinte variedades de hortaliças como alface de três tipos, cebolinha, coentro, manjericão entre outras.
40% da produção são de coentro que tem a maior demanda na Bahia e no Nordeste, e seguida vem o alface que tem crescido e já caiu no gosto da população com a divulgação de suas qualidades.
A preocupação inicial tem que ser com a água. É preciso saber à hora e a quantidade a ser usada em cada hortaliça. Para não deixar as plantas morrer de sede e nem queimar as folhagens. Na plantação de Adauto são consumidos em média de 500 a 600 mil litros de água por dia e sempre retirando os matos para que as plantas possam aproveitar uma quantidade maior de água.
A plantação é regada três vezes ao dia sendo logo cedo entre 06h00min e 07h00min, a segunda entre 10h00min a 11h00min período em que já começa a esquentar e a terceira e última molhada é no final do dia.
Por mês só na propriedade de Adauto são produzidos em média 400 mil pés de hortaliças.
O produtor dar outra dica referente à utilização de adubos naturais sendo em sua maioria de esterco de galinha, entretanto no verão o de galinha esquenta muito sendo necessário ser misturado com o de gado, pois o mesmo além de não esquentar ainda retém água, agindo assim como um isolante térmico mantendo a temperatura da terra.
Em Conceição do Jacuípe (Berimbau), são produzidos 70% de todas as hortaliças que são comercializadas nas grandes redes de supermercados da Bahia.