Campanha de Vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira
Começa na próxima terça-feira (22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que continua até o dia 9 de maio, tendo o dia 26 como o dia de mobilização nacional. Neste ano, a faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
O público-alvo da campanha em todo o país é de 49,6 milhões de pessoas e o Ministério da Saúde tem a meta de vacinar 80% deste público. Também compõe este grupo pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Na Bahia, o público-alvo é composto de 3.297.342 pessoas e foram enviadas 3.561.130 doses para o estado. Em todo o país, 53,5 milhões de doses da vacina serão distribuídas, a qual protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Efeitos colaterais
Efeitos colaterais, como estado febril leve e dor de cabeça, podem ocorrer em alguns casos, o que é normal. A contraindicação é para pessoas febris, com doenças neurológicas e com alergia a ovo. Neste caso, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina.
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias entre 32% e 45% e a mortalidade por complicações da influenza tipo B, de 39% a 75%. A vacina é constituída por vírus inativados e, por isso, não causa a doença.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados quando entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz).
Prevenção
Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.