Prefeitura de Teodoro Sampaio lança o Projeto 2ª Água no município
Com o objetivo de implementar tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para a produção agropecuária, a Prefeitura de Teodoro Sampaio lançou, na manhã desta quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores o Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias de Convivência com o Semiárido.
Para selar o lançamento do Projeto, foi assinado pelo prefeito Akira Suga a ordem de serviço para a implantação do programa de cisternas, que é mais uma ação do Governo Federal para dar condições de convivência com o semiárido, ao permitir o armazenamento de água. O Projeto, de iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e serão investidos mais de 1 milhão de reais que beneficiaram cerca de 80 agricultores no município.
Teodoro Sampaio é um dos municípios do Consórcio Portal do Sertão e através deste projeto, está sendo beneficiado com 93 tecnologias, ao todo, entre aguadas, barragens subterrâneas e cisternas, por intermédio do Consórcio. Segundo prefeito Akira, “a parceria com o Portal do Sertão é fundamental para o desenvolvimento do município. Parabenizo o sucesso do Consórcio, que é organizado, equipado e possui força política”.
Na oportunidade o prefeito apresentou o mais novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo Edson de Jesus Gomes, que em entrevista ao Berimbau Notícias declarou, “Se o campo não planta, a cidade não janta”.
O evento contou com a presença de Karine Rodrigues auxiliar administrativa do Projeto 2ª água, Jorge Grilo, coordenador técnico, Andressa Ádila, assessora de Comunicação, Stélio Portinoi, agrônomo responsável pelo município, Joelson Cunha – coordenador técnico da FATRES, além de vereadores, secretários de Teodoro Sampaio e sociedade civil.
Para o agricultor José Aguinaldo dos Santos Gomes de 43 anos, o projeto vai minimizar muito o sofrimento dos produtores rurais. “Com um reservatório de água em minha propriedade vai acabar a escassez, só tem a melhora a nossa vida. E o melhor de tudo que é de graça”. Disse sorridente Seu José.
Conheça o Projeto
O Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido, é a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para a produção agropecuária, em propriedades de agricultores familiares do Semiárido brasileiro. Para ter acesso ao Programa Segunda Água, precisa ser agricultor familiar, a base é o Cadastro único – Cad único, ter baixa renda (meio salário mínimo por pessoa) e possuir NIS (Número de Identificação Social).
Para ser beneficiário, uma ordem de prioridades deve ser respeitada: agricultores familiares que tenham prioritariamente mulheres como chefes da família; famílias com crianças até seis anos; famílias com idosos acima de 65 anos; famílias com deficientes físicos e mentais; e famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentes na escola.