Vacinação contra a gripe vai até o dia 9 de maio em Conceição do Jacuípe

Com a expectativa de atingir a meta de imunizar o máximo de conjacuipense a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D de Vacinação contra a Gripe no último sábado (26), em Conceição do Jacuípe (Berimbau).

Para o Dia D, a Secretaria de Saúde disponibilizou, das 8h às 17h, 13 locais para vacinação e  também postos volantes.

Orlandina Nascimento – Secretária de Saúde

“É bom lembrar que a dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso, é fundamental que todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe e a principal forma de prevenção é a vacinação”, Afirmou a Secretária de Saúde Orlandina Nascimento.

A secretária ainda destacou que as únicas contra-indicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

A campanha se estende até 09 de maio, com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

A Secretaria Municipal de Saúde está reunindo todos os esforços para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores, garantindo ao público-alvo da campanha sua dose de proteção contra a doença. Neste sábado, (26/04), imunizou 1.186 pessoas.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics