Todas as fases da relação sexual e o que pode dar errado

O que é disfunção sexual? É comum a mulher não ter desejo todos os dias? Por que algumas vezes dói durante a relação e outras não? O que é orgasmo? Por que algumas mulheres não sentem orgasmos? Após a menopausa o desejo acaba?

Todas estas perguntas são frequentes, mas muitas vezes as mulheres têm vergonha de fazê-las, mesmo para o ginecologista. Mas a única forma de descobrir o que está acontecendo com o seu desejo sexual é ter a coragem de falar sobre o que sente.

A forma mais fácil de entender o que acontece durante a relação sexual é dividindo-a em quatro fases:

Fases da relação sexual

1- Desejo
Nesta fase pessoa começa a ter vontade de ter relação. Ela ou ele idealizam fantasias com o outro, geralmente eróticas.

2- Excitação
Nesta fase, ocorre uma série de modificações no corpo, a fim de deixar o homem e a mulher preparados para o sexo. No homem ocorre a ereção e na mulher ocorre o aumento da lubificação na região da vagina e o aumento da sensibilidade, tanto na região próxima aos genitais, como nas mamas. Em ambos, o coração acelera e há aumento da irrigação do sangue, principalmente na região genital. Esta fase é mais perceptivel em ambos.

3- Orgasmo
Nesta fase ocorre a ejaculação no homem e na mulher uma série de contrações na região da vagina, que duram alguns segundos. Em ambos os sexos esta fase é acompanhada de uma sensação de prazer, devido a liberação de uma substância que se chama endorfina.

4- Fase da resolução
Esta fase é o período em que a pessoa se sente relaxando aos pouco, e os homens gostam de "virar para o lado e dormir" e as mulheres de "conversarem"

Nem sempre todas as fases ocorrem, mas muitas vezes, para ambos, o simples contato, a intimidade e a cumplicidade fazem com que a pessoa se sinta amada e relaxe, além de se sentir mais feliz.

Mas existem vários fatores que interferem com estas fases, e acabam não só impedindo ambos de terem prazer e relaxarem, mas também em discussão, com cobranças de ambos os lados, prejudicando a cumplicidade entre eles e interferindo de modo decisivo no relacionamento dos dois. Independente disso, o casal que realmente se ama, tenta contornar o problema, e busca uma solução adequada para os dois. O casal que já não está muito bem no relacionamento, aproveita esta desculpa para finalizar a relação.

Por isto é muito importante conhecer os principais motivos que levam às dificuldades nas diferentes fases do relacionamento conjugal

Fase do Desejo ou Libido


Nesta fase entram em questão vários fatores, tanto fisicos como psicológicos. Dentre os fatores físicos, o mais importante é o nível de hormônio no corpo. Durante a juventude e no inicio da maturidade os hormônios estão muito aumentados, tanto no homem quanto nas mulheres, e é muito mais fácil sentir atração e vontade de ter relação. Com o passar dos anos, os hormônios vão diminuindo progressivamente, até que ficam em níveis muito baixos na mulher após a menopausa. 

Outro fator muito importante é a atração física. Para os homens, o simples fato de ver uma mulher sexy já desperta a libido. Na mulher, a atração física é importante, mas entram também outros valores que dispertam a libido, tais como os valores culturais, a admiração, o desejo de proteção, e tudo o mais, que serve para despertar a libido por determinada pessoa. É aqui que entram as fantasias e fetiche. 

Nesta fase também é fundamental a forma com que o casal se relaciona no dia a dia. Se durante o dia todo, eles tiveram carinhos, foram afetivos um com o outro, o desejo é natural. Mas se estiveram o dia todo brigando, se ofendendo mutuamente, as chances de ter uma relação no fim do dia são bem pequenas, principalmente para o lado feminino.

Outra coisa que interfere muito com o desejo de ambos os lados é a forma como o outro está vestido, o perfume que está usando, e a forma como está "tentando seduzir "o outro, deixando claro que está fim de um relacionamento mais íntimo. Nesta fase, ambos usam as suas "artimanhas", que podem atrair se o outro estiver a fim.

Na fase do desejo entram os sonhos, as fantasias e principalmente as experiências anteriores. Se tiverem sido boas, ótimo, mas se foram ruins, é necessário que esta fase se prolongue muito mais, até o outro (geralmente a mulher) ficar excitado e entrar na segunda fase.

Aqui uma dica: toda mulher gosta de carinho e se sentir querida. Se faltarem as palavras de amor, as chances de tudo correr como desejariam, serão bem pequenas.

cansaço físico, as preocupações com o dinheiro, com os filhos ou com o trabalho também destroem o desejo. As doenças diminuem a energia e sobra muito pouco para a libido. Entender que nem todo dia a pessoa "está a fim" ou disposta para o sexo é muito importante, pois evita brigas e desentendimentos que irão prejudicar o relacionamento sexual, mas também o relacionamento do casal. O que poderia ser um simples problema vira "um problemão". 


 

Excitação


Esta é uma fase mais orgânica, isto é, o corpo responde de forma involuntária e voluntária aos estímulos. Se a pessoa foi estimulada como realmente queria, esta fase ocorre espontaneamente, isto é, o homem tem a ereção e a mulher fica lubrificada. Nesta fase interferem vários fatores, principalmente os hormônios e substâncias ingeridas, tais como os medicamentos, o alcool, as drogas. A presença de doenças, tais como a diabete, o tumor da prostata, ou mesmo alterações vaginais, como as atrofias ou as inflamações também vão interferir de forma negativa na relação, diminuindo a lubrificação e dificultanto a ereção. 

Se a lubrificação não for adequada, pode-se usar produtos que não só melhoram na hora da relação, como ajudarm a melhorar o trofismo local. Nesta fase também existe o famoso comprimido azul, que faz com que os homens tenham a ereção. Mas antes disto, é preciso lembrar que quanto maior for a estimulação na primeira fase, melhor será a excitação na segunda fase


Orgasmo


Esta fase foi durante muito tempo considerada a última e a principal para os homens. Nos homensesta fase é a mais esperada, pois permite uma sensação de prazer que culmina com a ejaculação.Na mulher ela é a fase não só de prazer, mas que permite um rápido relaxamento da região estimulada, e uma sensação de alívio. Mas mesmo que o orgasmo não seja completo, muitas mulheres já se sentem realizadas com o fato de se sentirem queridas, amadas e desejadas. 

Nesta fase os fatores que vão interferir, serão os mesmos da anterior, tais como preocupações, remédios que impedem o orgasmo, doenças, e falta de hormônios e drogas.

Existem algumas mulheres que não sabem direito o que é o orgasmo. Outras só começaram a sentir orgasmos depois que se tornaram mais seguras do ponto de vista pessoal e emocional com ela mesma e com o parceiro. Outras somente quando conseguem se libertar do "tabu" de que sexo é pecado. 

Para poder ter orgasmo, é interessante, que a mulher aprenda a se estimular sozinha, conheça o seu corpo, e se masturbe. Se fizer isto ela poderá com mais segurança dizer para o companheiro do que mais gosta para que durante a fase da excitação ela realmente fique excitada.

Outra coisa diferente, nesta fase, entre os sexos é que o homem atinge o orgasmo rapidamente, em alguns casos, até rápido demais (ejaculação precoce) e a mulher precisa de muito mais tempo para isto. Se ele já teve o orgasmo, é comum, e até fisiológico, virar para o lado e dormir. Nesta hora, o ideal é explicar que se a mulher não se sente satisfeita na grande maioria das vezes, terá pouca vontade de ter relação da próxima vez. Por isto, os relacionamentos mais duradouros, com o tempo vão perdendo não só o desejo, mas também as chances de terminarem em satisfatórios para os dois. 

Cabe a cada casal procurar a melhor forma de se entender para que ambos se sintam felizes não só na relação sexual, mas principalmente no relacionamento após a relação, que se estenderá por todo o dia seguinte.

Quanto mais felizes ambos estiverem, melhor enfrentarão as dificuldades que forem surgindo, dentro e fora do relacionamento.

 

Fase de relaxamento


É a fase em que ambos relaxam e se sentem fisicamente bem, e psicologicamente melhor ainda, principalmente se tiver havido uma sincronia entre ambos, e a certeza de que não deixaram de usar os métodos necessários para evitar a gravidez indesejada ou as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Se isto não tiver sido feito, ambos dormirão mal e se arrependerão de terem cedido tão facilmente aos desejos do momento, pois agora terão que arcar com as consequências dos seus atos.

 

   Publicada no dia 01 de Junho, às 15h16

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics