Brasil estreia com vitória suada na Copa, batendo a Croácia por 3×1

Começou o maior espetáculo esportivo da Terra! A Copa do Mundo 2014, em solo tupiniquim, começa com Brasil e Croácia, na Arena Corinthians. Os comandados de Luis Felipe Scolari estrearam com o pé direito, como vêm fazendo nas últimas oito edições do Mundial, com uma vitória por 3 a 1. Porém, os croatas – apelidados de “Brasileiros da Europa” e guiados pelo técnico Niko Kovac –, não deram moleza, pressionando durante todo o segundo tempo, numa amostra do alto nível do torneio.

A partida, realizada na Arena Corinthians, teve início após a cerimônia de abertura, que contou com show de Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull, levando milhares de torcedores ao delírio. Durante a entrada em campo, os jogadores se movimentaram perfilados com a mão direita sobre os ombros de seus companheiros, em uma bonita demonstração de união. E ao cantar o hino, todo o estádio bradou ao entoar a canção criada por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva.

O jogo

Passada a festa inicial, o Brasil foi surpreendido por uma Croácia armada em defesa, arriscando nos contragolpes. E foi assim, que aconteceu o primeiro gol da Copa, logo aos 10 minutos, marcado por um jogador do Brasil. Mas para a tristeza dos brasileiros, foi contra, marcado por Marcelo. Após cruzamento de Olic pela direita, Jelavic desviou, mas quem terminou colocando a bola para dentro foi o latral-esquerdo canarinho.

Oscar ameaçou o gol de empate aos 22’, com um foguete de primeira, mas a apreensão da torcida brasileira com a derrota parcial perdurou até os 28', quando Neymar recebeu de Oscar, armou jogada pelo meio e chutou cruzado de esquerda. A bola ainda acertou o poste esquerdo do gol defendido por Pletikosa, mas morreu no fundo da rede, para a alegria da nação. O Brasil ainda teve boas oportunidades até o final da etapa inicial, mas o placar permaneceu no 1×1.

Na volta do intervalo, a Croácia manteve o ímpeto e não se apequenou por estar jogando contra os anfitriões, partindo para cima. O Brasil, por sua vez, parecia nervoso em campo, sem conseguir chegar com qualidade à área adversária e também se arriscar de fora da área. Felipão promoveu a entrada de Hernanes e Bernard no lugar de Paulinho e Hulk, respectivamente, mas o segundo gol saiu dos pés do grande ídolo brasileiro na atualidade. Fred sofreu pênalti e Neymar tomou para si a responsabilidade. Na cobrança do camisa 10, Pletikosa ainda tocou na bola, mas ela estufou a malha do Itaquerão, para a virada do Brasil.

E para quem achava que a Croácia iria se acanhar com o revés, o contrário aconteceu. A equipe tricolor cresceu e dominou as ações, com o Brasil sofrendo pressão até o último minuto do tempo regulamentar. E quando a partida parecia caminhar para o final sem mais emoções, Oscar, um gigante no duelo, avançou pelo meio em velocidade e deu de bico, acertando o cantinho, dando números finais à estreia.

Como fica

O Brasil estreia bem, conquistando os três pontos no Grupo A, que ainda conta com México e Camarões. As duas seleções se enfrentam nesta sexta (13), na Arena das Dunas. A próxima partida do Brasil será no dia 17, contra o México, no Castelão. Já a Croácia volta a atuar no dia 18, contra Camarões, na Arena Amazônia.

Próximos jogos

13/06 – Sexta-feira

GRUPO A

13h – México x Camarões (Arena das Dunas)

GRUPO B

16h – Espanha x Holanda (Arena Fonte Nova)

18h – Chile x Austrália (Arena Pantanal)

Ficha Técnica

Copa do Mundo 2014 – 1ª Rodada

Jogo: Brasil 3×1 Croácia

Gols: Brasil: Neymar (aos 28' do 1T e aos 25' do 2T), Oscar (aos 45' do 2T); Croácia: Marcelo (contra, aos 10' do 1T)

Cartões amarelos: Brasil: Neymar (aos 26' do 1T), Luiz Gustavo (aos 42' do 2T); Croácia: Corluka (aos 20’ do 2T), Lovren (aos 23' do 2T)

Local: Arena Corinthians, São Paulo/SP

Data: 12/06 (quinta-feira)

Hora: 17h

Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)

Auxiliar 1: Toru Sagara (JAP)

Auxiliar 2: Toshiyuki Nagi (JAP)

Brasil: Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes), Oscar, Hulk (Bernard), Neymar (Ramires), Fred. Técnico: Luis Felipe Scolari

Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Modric, Rakitic, Kovacic (Brozovic), Perisic, Olic, Jelavic (Rebic). Técnico: Niko Kovac

 

Publicado no dia 12 de Junho, às 21h15

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics