Pais passam mais tempo com os filhos hoje do que há 40 anos
Quanto tempo seu companheiro passa com as crianças? Com a correria do dia-a-dia, é natural pensar que os pais passem cada vez menos tempo com os filhos. Entretanto, um estudo realizado pela Universidade de Londres em parceria com a Universidade de Sevilha revela exatamente o contrário: hoje em dia, os pais passam sete vezes mais tempo com os filhos do que há 40 anos.
Para a pesquisa, foi analisada a relação entre pais e filhos em 1974 e 2005 e, enquanto antes o tempo em que eles conviviam era de apenas cinco minutos, agora são 35. Mas não foram só os pais que aumentaram o tempo de convívio com as crianças. Elas quadruplicaram de 15 minutos para uma hora.
Segundo a pesquisa, a entrada da mulher no mercado de trabalho, bem como a conquista por cada vez mais espaço, influenciou completamente os pais a procurarem mais tempo em sua rotina para passar com os filhos. Isso aconteceu devido tanto às mães passarem menos tempo em casa, quanto à percepção dos pais de que, se as mães conseguem exercer a maternidade junto com a vida profissional, por que não tentar?
Ainda de acordo com o estudo, a busca por tempo para dedicar a família tende apenas a aumentar, também porque os pais querem compensar o tempo que não tiveram quando eram crianças. Assim, planejar o dia-a-dia pode ser uma ótima forma de conseguir encaixar os filhos em um lugar cativo na agenda.
Publicada no dia 06 de julho, às 23h26