Governador inaugura laticínio no município de Pedrão
Para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (30) mais uma Unidade de Beneficiamento de Leite, desta vez, na zona rural do município de Pedrão, a 88 quilômetros de Serrinha. O governador Jaques Wagner participou da inauguração, acompanhado de secretários de Estado e de associados da Cooperativa Agropecuária do município (Coaped). O empreendimento teve um investimento de R$ 1,2 milhão e foi construído e equipado pelo Governo do Estado.
"São 650 mil famílias que vivem da agricultura familiar na Bahia, isso representa aproximadamente três milhões de baianos. Essa inauguração é parte do nosso programa para fortalecimento da agricultura familiar", afirmou o governador.
De acordo com o presidente da Coaped, Antônio Adorno, a entidade tem 78 cooperados e a capacidade de processamento da unidade de beneficiamento de Pedrão é de 10 mil litros de leite, por dia. Na fase inicial, que deve entrar em operação na primeira quinzena de agosto, será produzido leite pasteurizado e, posteriormente, queijo, requeijão, iogurte e bebida láctea. O maquinário para a produção dos derivados já está no local.
Por meio de um contrato firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Coaped, cerca de 2,4 mil litros de leite serão destinados a famílias carentes e para a merenda escolar de unidades públicas de ensino das cidades de Pedrão, Água Fria, Coração de Maria, Irará, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Aramari.
Importância do apoio do Estado
Conforme o produtor rural e associado da Coaped, Marcos Simões, o apoio do poder público para a construção e equipagem da usina de leite é fundamental para que a atividade se qualifique e se profissionalize ainda mais. “Hoje, nossa realidade é a de uma produção de leite praticamente artesanal. A grande maioria é de pequenos produtores que entregam o leite a atravessadores. Com a inauguração da unidade de beneficiamento vai dar um outro status a esta atividade econômica para Pedrão, que sempre foi uma bacia leiteira”.
Com investimento total de R$ 7,2 milhões na cadeia produtiva do leite, o Governo da Bahia já entregou 11 laticínios a Cooperativas de Agricultores Familiares da Bahia e outras seis estão em fase de conclusão.
Mais investimentos
Na ocasião, em Pedrão, também foi assinado entre o Sebrae e a Coaped o termo de adesão ao Programa de Apoio à Gestão do Programa Vida Melhor, por um ano, para o desenvolvimento das agroindústrias, e permissão para o uso gratuito de dois tanques de resfriamento de leite, que já estavam no local. Já com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDS), a Cooperativa Agropecuária de Pedrão assinou um termo de Compromisso para contratar os serviços de assistência técnica e extensão rural, por três anos, destinados a 120 famílias do município, para a Sustentabilidade da Cadeia Produtiva do Leite.
Outro convênio firmado e que vai beneficiar as famílias associadas à Coaped foi com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA). O acordo prevê que, por meio do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, 200 matrizes sejam inseminadas até junho de 2015.
Publicada no dia 01 de agosto, às 08h54