Rua 7 de setembro protesta para que seja proibido o tráfego de veículos pesados no logradouro
Logo no início da manhã desta terça-feira os moradores da Rua 7 de setembro reuniram-se para em conjunto protestar contra o intenso tráfego de veículos pesados nessa via durante todo o dia, a qual é uma das vias que da acesso da BR-101 até o centro da cidade.
O tráfego de cargas pesadas acaba destruindo o asfalto e causando um número maior de buracos. Além da destruição do asfalto, outro fato que prejudica os moradores é a poeira que invade as casas dos moradores, o que lhes deixam ainda mais indignados. Em algumas residências chegam a ter algumas rachaduras nas casas.
Pneus, madeira de palets, coqueiro e até um cofre de ferro foi posto pra queimar de um lado a outro da rua, impossibilitando assim, que não só os caminhões e caçambas passassem e sim todos os veículos. Por ser dia de feira-livre na cidade, os moradores foram compreensivos com os moto-táxis, possibilitando que os mesmos pudessem passar pela lateral do fogaréu, não impossibilitando o trabalho dos mesmos.
No momento do protesto a equipe do Berimbau Notícias procurou o Secretário de Obras da cidade para que pudesse fornecer informações do que será resolvido após essa manifestação.
“O que os manifestantes nos solicitaram foi à varrição da rua, e isso já estamos fazendo, as máquinas já estão no local para retirar o volume de aterro que está do lado da pista.Terminando a varrição, iniciaremos a operação tapa buracos. Para evitar que os carros pesados trafeguem por aqui, precisamos de um projeto de lei para impedir, pois são esses mesmos carros que acabam por danificar o asfalto”. O secretário de obras Adelmo ainda explicou que a pavimentação da rua será realizada pela Prefeitura Municipal e o processo licitatório já está em andamento, e inclui a colocação de meio fio, passeio e a sinalização, só necessitando da contratação da empresa para a liberação da ordem de serviço. sendo a previsão de início da pavimentação em setembro deste ano.
Aproximadamente duas horas depois do início do protesto a situação começou a se normalizar com a chegada da polícia militar para realizar a liberação da passagem.
Os vereadores de oposição ao governo, Chico Bala, Juliene e Idelvânia, estiveram no local para tentar tonar o movimento de protesto num ato político.
Em fevereiro deste ano, o vereador Jodilson Cerqueira foi o único que colocou uma indição para proibir o tráfego de veículos pesado nas ruas General Osório, Ruy Barbosa e 07 de setembro.
A Prefeitura através da sua Assessoria de Comunicação emitiu uma Nota de Esclarecimento.
Confira:
A Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe vem através desta esclarecer para população, principalmente para os moradores da Rua 7 de Setembro, que já foram iniciadas na manhã desta terça-feira 05 de agosto, várias ações paliativas visando melhorar a situação daquela região com a varrição da rua, além da operação tapa buracos.
Gostaríamos também de deixar claro que já existe um o processo licitatório em andamento para contratar uma empresa que irá fazer as obras de melhorias dessa rua. O processo já está em andamento e em breve serão iniciadas, a previsão para início das obras é setembro deste ano.
Vale deixar registrado que já foi feito este ano à drenagem da Rua 7 de Setembro, uma obra orçada em mais de R$ 146.421,00 (cento e quarenta e seis mil, quatrocentos e vinte um reais) com recursos próprios.
Referente ao tráfego de carros pesados no local, sabemos que é o principal fator para o desgaste das ruas, porém, o município ainda não possui um projeto de lei para impedir, mas garante que já existem estudos para o ordenamento do trânsito da cidade.
Atualizada no dia 05 de julho, às 13h32