Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma coleta de óleo residual, colabore você também

Mais uma coleta realizada com sucesso. O dia 05 de agosto foi mais um dia em que a secretaria de meio ambiente ajudou os conjacuipense que não encontravam uma forma correta de descartar o óleo residual de sua casa, ou estabelecimento comercial.

Junto a MAV e Rede Social Óleo Bahia a secretária Olívia Brito acompanhou todos os estabelecimentos que utilizam  óleo, para realizar a coleta deste material no intuito de reciclar, assim, preservando o meio ambiente, evitando que esse óleo seja despejado no solo e recursos hídricos. A iniciativa visa estimular a reciclagem do óleo de cozinha para o uso como matéria-prima na produção de sabão e fontes de energia alternativas, como o biodiesel. Para cada litro de óleo de cozinha reaproveitado é transformado em um litro de biodiesel, como a meta da Rede Social Óleo Bahia é reciclar 50 mil litros/mês até 2015, a cooperativa precisa da união de toda a comunidade nesse projeto.

 O primeiro local que colaborou com a prevenção ao ambiente nesta quinta foi Regina Lanches, localizada na Rua do Garrancho, onde a equipe coletou 64 litros de óleo que foi usado para fritar alguns lanches, onde Dona Regina e o seu esposo, Antônio, ficaram satisfeitos com a ajuda.

O João Célio, responsável pelo Point do Acarajé Avenida, afirmou que não sabia o que fazer com o óleo e por isso entregava a um rapaz em Feira de Santana. Apenas nesse eco-ponto foram coletados 150 litros de óleo residual.

Os pontos de acarajé são grandes utilizadores de óleo, e assim, mais um ponto foi visitado. O Mestre Cuca, localizado também na Avenida Getúlio Vargas cedeu à equipe mais 90 litros.

Por último em um dos pontos de acarajé mais antigos da cidade chegou a serem coletados 130 litros. Seu José, mais conhecido na cidade como Zé do Acarajé, que já trabalha nesse ramo a mais de 15 anos contou ao Site do Bem que chagava a pagar para despachar o óleo, e hoje afirma: “Essa é uma defesa ao meio ambiente, e eu pretendo continuar praticando essa entrega, fazendo a minha parte.”

Antes de realizar a coleta em alguns eco-pontos, a secretaria de meio ambiente recolheu 80 litros em alguns mini pontos, totalizando no final uma quantidade de 510 litros de óleo que não vão para o solo, assim, não agredindo o meio ambiente.

A coleta é gratuita e a venda dos produtos doados são destinados ao projeto Rede Social Óleo Bahia,o projeto tem como objetivo a geração de emprego, renda e a preservação do meio ambiente, a partir da estruturação da cadeia produtiva do OGR no estado da Bahia; como resultado dessas ações serão beneficiados 500 catadores de 10 entidades associadas á Rede.

A secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a MAV(movimento água é vida) continua buscando mais colaboradores e parceiros para que possa continuar beneficiando pessoas, comércios e principalmente o meio ambiente. Seja você também um colaborador, entregando óleo em nos eco-pontos ou na secretaria de meio ambiente. Colabore você também! 

 

Assessoria de Comunicação

 

Publicada no dia 11 de agosto, às 09h46

 

Confira algumas ações do Governo Amor Por Você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics