Dia 22 de agosto é o dia D da Campanha contra raiva animal para cães e gatos
Na próximo sexta feira (22), os guardiões de animais de estimação devem ficar atento para a Campanha Nacional de vacinação Anti-rábica canina e felina.Toda a população está convocada para levar seus animais para serem vacinados.
A Secretaria de Saúde divulgou os locais dos postos de vacinação. Confira:
PSF Centro
PSF Bessa
PSF Baldez
PSF Ouro verde
PSF Ilicuritiba
PSF Picado
PSF Gameleira
Lages
Escola São Francisco
A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com animais doentes. É passível de eliminação no ciclo urbano (cão e gato).
Planetário oferece diversidade em presentes em Conceição do Jacuípe
O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido – basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central. O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas sobre tudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.
NÃO DEIXE SEU MELHOR AMIGO COM RAIVA, VACINE!!
Assessoria de Comunicação
Publicada no dia 14 de agosto, às 13h19