De forma ainda tímida, campanha eleitoral começa a ganhar ritmo em Conceição do Jacuípe
No dia 5 de outubro, cerca de 143 milhões de brasileiros irão às urnas para uma tarefa e tanto: escolher os próximos responsáveis por criar e aplicar leis no país, os representantes do povo nos poderes Legislativo e Executivo. Os eleitores vão decidir quem deve ocupar os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Como essa escolha acontece? Por meio do voto.
E em Conceição do Jacuípe já foi dado o pontapé inicial para a campanha dos candidatos a deputados apoiados pelos líderes políticos da cidade.
Os sinais de que estamos em ano eleitoral estão por todos os cantos: nos adesivos grudados nos carros, nos carros de som, nos noticiários do dia-a-dia, nas propagandas de rádio e televisão, em placas espalhadas pela cidade. E quanto mais o dia das eleições se aproxima, mais a nossa cidade vai ficar cercada por todas essas coisas.
O voto
O voto secreto é uma ferramenta democrática. Com ele, cada cidadão tem o poder de escolher seus representantes. Todos os brasileiros têm o direito de votar a partir dos 16 anos de idade, mas o voto só é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (inclusive os analfabetos).
Acaba de nascer em Berimbau a Cristal Baby!
Muitas pessoas não imaginam a importância do voto, e pensam que sua escolha individual é insignificante para eleger este ou aquele candidato. Esse pensamento só é verdade quando esquecemos a ideia de coletivo, de sociedade. E é no coletivo que o voto vale muito. Imagine os votos de todos os eleitores do seu bairro somados. Já é muita coisa, não?
É preciso que os eleitores conheçam os candidatos em quem estão votando, e que os candidatos, por sua vez, também conheçam bem as necessidades de cada município, cidade, estado e do país em geral. Se cada uma dessas pessoas tratar o voto como algo precioso, e escolher candidatos honestos, com boas propostas, realmente preocupados com o bem estar do povo, tudo seria muito melhor no nosso país!
Cargos
– Governador: membro do Poder Executivo, suas principais tarefas são: colocar as leis em prática e administrar o dinheiro do estado.
– Deputado estadual: tem a função de elaborar leis para serem cumpridas por todo o estado. Por exemplo: um deputado estadual do Paraná faz leis para serem cumpridas dentro do estado do Paraná. É importante lembrar que, no Distrito Federal, eles são chamados de deputados distritais.
– Deputado federal e senador: fazem as leis que mexem com a vida de todos os brasileiros. Eles apresentam, discutem e aprovam (ou não) os projetos de lei, inclusive a quantidade de dinheiro que o Governo Federal vai gastar durante o ano. Além disso, eles têm a função de fiscalizar as administrações públicas.
– Presidente: a pessoa que ocupa este posto também faz parte do Poder Executivo, e é o chefe da Nação. Seus deveres são: executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo (composto por deputados e senadores) e administrar o País como um todo.
Participe!
Eleição é assunto sério, não sinônimo de coisa chata. Se você quiser ter o gostinho de como é participar de uma eleição de verdade, pode acompanhar seus pais, tios, avós no dia 5 de outubro. Pode até entrar com eles na cabine onde fica a urna eletrônica verdadeira! Já pensou? Pode ser muito legal.
Publicada no dia 20 de agosto, às 17h42