Prefeitura de Berimbau insere o Programa Brasil Alfabetizado nos benefícios oferecidos pelo Governo
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Visando a necessidade de que o programa seja executado na cidade de Conceição do Jacuípe, a Prefeitura Municipal realizou a solicitação do Programa tendo assim a solicitação aceita. A Secretaria de Educação, contará com todo apoio da Secretaria de Assistência Social na excussão do PBA. A parceria entre as secretarias se deu principalmente pelo fato de que o maior número de pessoas não alfabetizadas são beneficiários do Bolsa Família.
A cidade de Conceição do Jacuípe ainda conta com um número considerável de analfabetismo, e o objetivo do Programa é promover a superação desse analfabetismo entre adultos e idosos e contribuir para a conclusão do ensino fundamental na cidade.
A equipe do Berimbau Notícias recorreu à Secretária de Assistência Social, Isabela Costa, para melhor entender sobre a execução do PBA, tanto como, a ligação desse benefício com a secretaria, no qual obteve as seguintes informações: O cadastramento será tanto para alfabetizadores e coordenadores, quanto para alfabetizandos. Os alfabetizadores (professores) passarão por uma capacitação antes do início das aulas, assim, preparando-se melhor para ensinar. Esses alfabetizadores receberão uma bolsa financeira por executar o trabalho voluntário, por 8 (oito) meses, no valor de R$ 400,00. Além de que, os custos gerados pelo Programa serão inteiramente custeados pelo mesmo, como materiais, lanches, etc.
“O que buscamos com esse Projeto em Conceição do Jacuípe, é que todos, independente de idade e classe social, tenham o direito a educação. Que possam ler e escrever. E mais que isso, buscamos também auxiliar na renda dos colaboradores que abraçarão essa causa junto a nós.” Afirmou a Secretária, Isabela Costa. Os interessados em se cadastrar no PBA devem procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua 2 de julho, ao lado do Posto Policial, a partir desta segunda-feira (08) à sexta sexta-feira (12).
Para entender ainda mais sobre o Programa assista a entrevista com a Secretária de Assistência Social:
Publicada no dia 09 de setembro, às 09h19