Confira o resumo da Sessão da Câmara de Vereadores de Conceição do Jacuípe
A sessão dessa semana como está sendo de costume foi bastante tranquila, sendo poucos os momentos de discordâncias quanto a algum assunto.
O vereador Israel Borges, em seu pronunciamento comentou em resposta ao seu querido colega, o vereador Oséias, sobre as obras que estão sendo feitas em nosso município serem do Governo Federal. Israel foi enfático e claro ao dizer que as obras são sim do Governo Federal, mas que para que todo e qualquer município receba todas essas obras é necessário que se tenha o CAU ( Cadastro de Adimplência Único), onde é necessário que a Prefeitura esteja regular com todos os órgãos competentes, podendo assim firmar convênios. O vereador também comentou que a ex-prefeita que era candidata e colega de palanque do vereador Oséias nunca trouxe nenhuma dessas obras pro município durante os 12 anos de governo dela, até porque na gestão dela Berimbau se encontrava inadimplente. O vereador Israel ainda cobrou da presidência da Câmara que colocasse seu projeto de emenda para votação, justificando que não seria necessária aguardar a aprovação da comissão que estava analisando o projeto.
O vereador Jodilson em sua fala comentou suas indicações de nomeação de dois PSFs que estão em construção no município de Vereador Walter de Jesus Morais e Dra. Maria da Conceição Sales Sampaio. Jodilson justificou sua indicação falando sobre cada um dos nomes indicados e suas contribuições para Conceição do Jacuípe. O Vereador também em resposta ao colega Oséias, que questionou sobre o calçamento da Mondial ser uma obra eleitoreira, dizendo que a pior obra eleitoreira foi a inauguração da Praça Manuel Leoncio Ribeiro(Praça da Palmeira) que foi inaugurada às véspera das eleições para prefeito em 2012. Jodilson antes de terminar seu pronunciamento deixou declarada sua pré-candidatura à presidência da Câmara, chegando a pedir o voto do atual presidente.
A vereadora Celeste começou comentando e apoiando aos projetos e indicações que ali estavam, e falando do Conselho de Meio Ambiente onde os Conselheiros tomaram posse ontem dia 10/09. Celeste Também retomou a questão das obras do Governo Federal lembrando que essas obras não caem de paraquedas, é preciso que se busque. A vereadora lembrou do empenho da Prefeita e do seu Deputado para trazer todas as obras que beneficiam a nossa querida Berimbau. Celeste antes de terminar sua fala retomou sua afirmação rotineira de que ela é vereadora do povo e não de prefeito como dizem, mas ela não aprendeu a falar mentiras ou simplesmente fechar seus olhos. Celeste também falou lembrando a todos do atendimento que acontecerá no PSF do Centro para diagnostico de Glaucoma nesta sexta dia 12/09.
A vereadora Nirete Morais dentro do seu expediente declarou seu apoio às indicações do vereador Jodilson e da vereadora Celeste. Nirete esclareceu para sua colega Del, que houve um equivoco na compreensão da fala dela na sessão passada, e que em momento nenhum teria afirmado que a Câmara estava fazendo contratação irregulares. A vereadora disse que apenas fez uma comparação com a citação relativa à de uma colega anteriormente.
O vereador Raimundo do Deiró durante seu pronunciamento falou de forma clara que ainda não se recuperou completamente de seu trauma devido ao acidente, e ainda ouvindo o pronunciamento de seu colga Oséias sobre obras eleitoreiras e o comentário de que Deiró tereia assinado junto com a oposição da época da ex-prefeita assinou obras da gestora. Raimundo afirmou que sua reeleição só aconteceu por seu relevante trabalho social e não pelo apoio da ex-prefeita. Raimundo falou da sua histórica luta pela construção de um PSF na comunidade do Deiró e que agora, segundo ele, a obra será iniciada. “Eu não posso calar diante de críticas, críticas e criticas. Muito se prometeu e nada se fez” afirmou o vereador retomando a construção do PSF. Raimundo concluiu sua fala lembrando da suspensão da Missa do Vaqueiro, por motivos justos.
Publicada no dia 11 de setembro, às 20h48