Projeto de prevenção ao trabalho infantil é desenvolvido em escola do Otizeiro
O Grupo Escolar Ernestino Rosa Silva na comunidade do Otizeiro realizou na última sexta-feira (12/09), o encerramento do Projeto Diga não ao Trabalho Infantil.
O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em maio deste ano, com o objetivo de conscientizar e prevenir o trabalho infantil pelos alunos.
O programa visa alertar para as formas de exploração de criança e adolescentes para fins comerciais e para a obtenção de lucro em atividades ilegais, como o tráfico de drogas e a exploração sexual.
Houve apresentações de dinâmicas, coral, e exibição de filme reproduzindo histórias de trabalho infantil: Pais que obrigam os filhos a trabalhar e deixar os estudos, fazendeiros em busca de mão de obra barata de crianças e retratos de casos de exploração.
“Aqui no Otizeiro tem muitos pais que exploram os filhos e isso eu não acho justo”. Disse Isanildo Francisco Xavier de 54 anos, é pai de 7 filhos.
“Foi bom levantarmos este debate sobre a erradicação do trabalho infantil para toda a comunidade escolar, fazendo conhecida esta triste realidade que muitas crianças ainda sofrem”, contou o diretor Edson Cardoso.
Del Motos é certeza de serviço e produto de qualidade em Conceição do Jacuípe
Edson ainda destacou que o estatuto da criança e adolescente proíbe o trabalho para menores de 16 anos exceto como jovem aprendiz.
“Viver, estudar, brincar e se desenvolver. Trabalhar só quando crescer”. Foi à frase que os alunos encerraram as apresentações.
Publicado no dia 22 de setembro, às 16h12