Secretaria de Saúde promoverá capacitação para profissionais da área sobre a CHIKUNGUNYA

                        

Pensando na grande importância e necessidade de que os profissionais da área de saúde disponham de entendimento sobre a febre Chikungunya, a Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe, através da sua Secretaria de Saúde promoverá nesta quinta-feira (23/10) uma capacitação gratuita aos profissionais da área que atuam na rede pública. Dessa forma ambos convidam enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. A capacitação será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 23 de outubro, às 14h.

Entenda um pouco mais sobre a Febre Chikungunya:

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

Macedo Imobiliária oferece lotes de qualidade em diferentes pontos de Conceição do Jacuípe

O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

 

Publicada no dia 22 de outubro, às 12h32

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics