Você sabe como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

Parece simples, mas muita gente tem dificuldade para falar de si mesma. Seja por timidez, receio de se expor ou pura falta de conhecimento. Justificativas não faltam. A realidade é que o momento de falar de si mesmo é o momento mais temido pelos candidatos!



A entrevista de emprego, por si só já mexe com o emocional, pois é um momento em que o candidato está sendo observado e testado. Os ânimos ficam à flor da pele.

Doce Vida Embalagens oferece o melhor em embalagens descartáveis em geral e artigos para festas

Os processos seletivos estão a cada dia que passa mais focados no comportamental. Lógico que a capacidade técnica conta e muito, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de “desempate” em caso de dúvida entre um candidato e outro.



Conhecer as qualidades é importante para a empresa visualizar de que forma você será útil na equipe e os defeitos são interessantes para o selecionador entender quais são suas limitações, bem como deverá trabalhá-las dentro do time.



É importante que o candidato saiba falar também dos pontos fracos, afinal, falar das qualidades é relativamente fácil. É duro reconhecer nossas dificuldades e principalmente mostrar como lidamos com elas a fim de minimizar impactos negativos no desempenho.



O segredo é falar naturalmente, tanto das qualidades quanto dos defeitos, sem parecer arrogante ou acomodado. Quando se referir às qualidades esqueça a falsa modéstia. Fale abertamente e valorize suas realizações.



Outra dica importante é fugir das respostas padrão como dizer que o pior defeito é ser perfeccionista ou ansioso. Essas respostas estão bem manjadas pelos profissionais de seleção. É um jeito de fugir (ou se sair “bem”) desse tipo de questão.



Seja sincero ao falar dos seus defeitos e lembre-se de dizer o que tem feito para melhorar esses pontos fracos. Isso dá credibilidade e afirma seu interesse em desenvolvimento pessoal.  

 

Publicada no dia 17 de novembro, às 22H32

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics