Consciência Negra – Eventos de qualidade são realizados por escolas municipais em Berimbau

A Escola Municipal Antônio Antunes realizou na última quinta-feira, 20 de novembro, a I Mostra Cultural das oficinas socioeducativas do Programa Mais Educação, com o tema Consciência Negra. A Coordenadora do Programa Mais Educação no Município, Thays Mascarenhas, ressalta a necessidade de garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira na escola, uma vez que, os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil. 

A comunidade se fez presente no evento, prestigiando as apresentações culturais das crianças e participando do momento cultural, com a roda de samba conduzida por artistas da terra.

A secretária de Educação, Cristiane Azevedo, também prestigiou a Mostra Cultural e falou do encantamento com as produções artísticas das crianças e a importância da Educação integral na educação, que é a proposta do Programa Mais Educação.

Allegro – Estúdio de Pilates e Fisioterapia

O Centro Educacional Presidente Tancredo Neves realizou na quadra de esportes um grande evento que também trabalhou de forma ativa a comemoração da Consciência Negra. Os alunos demonstraram por meio de diversas forma e manifestações a importância de conscientizar a população sobre a necessidade do combate ao racismo.

Além das apresentações, foi feita uma belíssima homenagem ao diretor do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe, Josuel Pereira da Silva, com a exibição de um vídeo com depoimento de colegas de trabalho, amigos e alunos, demonstrando carinho e relatando a importância do profissional em suas vidas. Ao fim das homenagens Ginho, como é mais conhecido disse algumas palavras: “Eu me emocionei, principalmente por ouvir falar da minha mãe. Ela sempre foi tão sábia que comprava livros, com o dinheiro que não tinha, para dar aos filhos que não gostavam de estudar, tentando fazer com que eles tomassem interesse.”

Logo após as homenagens, foram feitas apresentações elaboradas pelos próprios alunos. O colégio abordou o tema “Africanidade: Uma questão de identidade.”

 

Confira mais fotos

 

Publicada no dia 21 de novembro, às 14h58

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics