Escolas Maria Valongo e Vitalina realizam o Projeto Consciência Negra com excelência
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Focadas no tema, as escolas municipais Vitalina de Araújo Correia e Professora Maria Valongo de Carvalho realizaram no dia 20 de novembro o Projeto Consciência Negra. O projeto buscou proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra.
A turma da Educação Infantil I trabalhou a leitura do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”. Já o Infantil II, ficou com a leitura do livro “Bruna e a Galinha d’Angola”, ambos são literaturas que abordam a os negros africanos. Os alunos retrataram por meio de releituras em telas de pinturas e peças feitas com barro.
Del Motos é certeza de serviço e produto de qualidade
A Secretaria de Educação se fez presente no evento e falou sobre a importância da data. O trabalho foi preparado pela coordenação pedagógica juntamente com os professores e a direção da escola.
O ensino fundamental realizou uma diversidade de releituras, desde dança à exposição de cartazes e telas separadas por estandes, com as leituras: O cabelo de Lelê (1º ano); As tranças de Bintou (2º ano); O menino de cor (3º ano); Que cor é minha cor? (4º ano); Pretinho, meu boneco querido (5º ano);
As apresentações foram diversificadas e recheadas de criatividade, dedicação e muita alegria. Os alunos sentiram-se realizadas por verem o reconhecimento de cada participação feita por eles. O diretor escolar, Iranildo Alves dos Santos apresentou as apresentações demonstrando a sua proatividade escolar. O corpo docente participou de forma ativa de cada passo dado pelos alunos. No final das atividades foi servido um delicioso feijão preto a todas as turmas.
Publicado no dia 22 de novembro, às 08h50