Conjacuipense faz sucesso em Portugal
Nós do Site do Bem temos o orgulho de contar uma história inspiradora de um filho de Conceição do Jacuípe que parou de inventar desculpas, e foi em busca de uma solução.
Esse é o caso de Marcus Vinícius Silva de Jesus de 37 anos que foi para Portugal há 07 anos e descobriu um talento que nunca passou pela sua cabeça.
Vinícius, concedeu uma entrevista exclusiva por telefone direto de Cascais, uma vila portuguesa no distrito de Lisboa, com cerca de 35.400 habitantes, ao jornalista Genefax na tarde do último sábado (17).
Começamos a entrevista falando da sua ida para Portugal. “Em 2008, estava meio desacreditado da vida, foi ai que decidiu buscar outro caminho”. “Chegando na vila de Lisboa não sabia bem o que fazer, mas, mediante a necessidade de encontrar um trabalho como meio de sustento comecei a trabalhar como ajudante de Cozinha”.
Os pais de Vinícius em visita a Portugal em meados de 2013
O jovem sonhador filho da professora Ana Maria Silva de Jesus e do aposentado Antonio Batista de Jesus (Ico) descobriu um dom peculiar quando trabalhava pesado na cozinha em um restaurante. “Foi limpando caixas e mais caixas de peixes que descobri a vocação, até então desconhecida para mim que foi a de cozinhar”.
Conheça a Clínica da Drª Luciana
“Fui orientado pelo chef português José Silva, que pacientemente foi me ensinando os truques da culinária Portuguesa e me dando espaço para poder criar e aprender”.
Pratos preparados por Vinícus
Em apenas seis meses Vinicius passou de limpador de peixe e ajudante de cozinha. Sendo promovido a cozinheiro de 3ª classe. “…Cada vez mais tomava gosto pela alquimia de cozinhar. Misturar e ver os resultados, além de experimentar os sabores”.
Restaurante Gulli Ristorante em Cascais
No início de 2010 o jovem conjacuipese foi convidado a encarar o desafio de ser cozinheiro responsável de um novo projeto chamado Wip's Work in Progress. Após dois anos iniciou a sua jornada como cozinheiro, “Elaborei o meu primeiro Cardápio português com receitas adaptadas da minha Bahia. Foi quando um crítico de gastronomia ouviu falar da mistura louca (risos), e resolveu experimentar. Resultado, ele adorou é resolveu publicar uma de minhas receitas num jornal local aqui de Cascais”.
A partir daí Vinícius foi sondado por diversos chefs a exemplo do italiano Luiggi Gautero que estava interessado a iniciar um novo projeto com o brasileiro. “Meio relutante aceitei e foi aí que fundamos o Gulli Ristorante, situado num dos locais mais belos de Cascais e aqui estou há três anos como Chef responsável”.
Vinicius falou das vantagens de morar em um país de primeiro mundo. “Além de grandes oportunidades de trabalho temos uma segurança melhor. Você poder ir e vim despreocupado sabendo que não será assaltado. É uma sensação de liberdade que não tem preço.”
Vinicius destacou um momento ímpar da sua carreira internacional. “Minha equipe foi escolhida para fazer o almoço para o Presidente da República no Palácio do Cidadela isso acrescentou e muito ao meu currículo. Foi uma experiência única”, disse.
O jovem Chef de cozinha casou em Portugal há seis anos com a também brasileira Aline Gomes Silva de Jesus. “Vim para tão longe e acabei casando-me com uma baiana de Vitória da Conquista”.
Quando questionado sobre a saudade de sua terra Vinicius foi enfático. “É o que eu mais desejo é voltar para a minha terra, a minha Bahia, o meu Berimbau que amo tanto. A saudade é imensa. O que minimiza a saudade é que estou sempre acessando o Berimbau Notícias para acompanhar os acontecimentos da minha amada terra”. Finalizou.
Publicada no dia 19 de janeiro, às 00h32