Curtas e Grossas: Pais, cuide do seu filho antes que um traficante o adote
A desagregação da família é algo que assusta a todos nós. Presenciamos pais que abandonam a responsabilidade de cuidar de seus filhos, satisfazendo todos os desejos materiais desta criança que na realidade precisa é de amor e compreensão.
Auto Escola Regional – Dirija com amor a vida
Há pais que transferem para a escola a responsabilidade da educação moral dos filhos.
Mas, está errado pais, a educação começa em casa, e é seu dever cuidar para que seus filhos não caiam no mundo cruel das drogas, fazendo-se necessário uma educação preventiva.
A maioria dos pais conversa com seus filhos sobre o problema das drogas somente quando ele surge. Às vezes é tarde demais! Se o assunto puder ser discutido de forma adequada à idade da criança ou do adolescente, desde cedo, ele vai deixar de ser secreto e misterioso, perdendo muito de seus atrativos.
Quando os pais se omitem na tarefa de educar os filhos, é certo que alguém assumirá esse papel. Num terreno onde nada se cultiva, o mato não demora a tomar conta. Às vezes, mesmo tomando os cuidados necessários, o mato brota e sufoca as plantas.
As palavras do livro de Deuteronômio, capítulo 6, versículo 6 e 7 (NTLH), por isso, são atualíssimas: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixam de ensiná-las a seus filhos”. Mas notemos que Deus pede primeiro aos “adultos” que guardem as suas leis. Então, pede que as ensinemos aos nossos filhos. Os pais devem ser os primeiros a conhecerem a vontade de Deus e tê-la presente em suas vidas, para que possam transmiti-las com amor e alegria aos seus filhos, educando-os no caminho do Senhor e livrando-os das mãos de falsos “pais adotivos”, que certamente irão prejudicá-los.
“Adote” o seu filho! Ensine a ele a vontade de Deus. Nada substitui a educação vinda dos pais na vida de uma criança, tendo sempre como exemplo o amor de Deus, que deu o seu próprio Filho para morrer em favor de todos nós.
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse com eles quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” Dt 6:5-7
Oremos: Senhor Deus, ajuda-nos a conhecermos e vivermos a tua santa vontade, para assim, ensinarmos também a nossos filhos o caminho da salvação. Em nome de Jesus, amém!
Por Cloves Pedreira
Publicada no dia 04 de fevereiro, às 13h54