Prefeitura de Berimbau adere e inicia execução do programa de captação de água da chuva
Foi iniciada nesta sexta-feira (27/02), em Conceição do Jacuípe, a execução do Programa Segunda Água, em parceria com o Portal do Sertão. O Programa apóia a construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva em propriedades de agricultores familiares do Semiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária.
Nessa primeira etapa serão construídas 50 cisternas do programa Segunda Água, para a produção agrícola, e estima-se que cada cisterna ficará pronta em aproximadamente 12 dias. Logo após serão construídas 400 cisternas do programa Primeira Água e mais 20 da Terceira Água.
Conheça a Clínica da Drª Luciana
O Secretário de Agricultura, Gilvan França, acredita que o projeto será de grande benefício para os agricultores do município. “As cisternas servirão como grande ajuda na produção. Desde já convido os agricultores que tiverem interesse a procurar a secretaria de agricultura, se inscrever e ser beneficiado.”
O Engenheiro Agrônomo Anderson Luiz Gomes acompanhou e continuará coordenando as escavações das cisternas.
Antonio Kienoski, proprietário da primeira residência que foi contemplado com o programa, relatou as dificuldades que encontra devido a escassez de água. “Para mim será útil em duas áreas: nas hortaliças e no frango de corte. Já venho sofrendo há dois anos com a falta de água. Agradeço pelo o benefício, vai melhora muito a minha produção.”
O programa Primeira Água obtém água para consumo humano, destinadas a famílias que não dispõem de acesso à fonte de água potável localizadas na zona rural, reservando até 16 mil litros de água.
Já o programa Segunda Água trabalha com a construção de cisternas a qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 52 mil litros, e utilizada para produção agrícola.
Publicada no dia 28 de fevereiro, às 17h18