Você já leu um livro? Muitos jovens afirmam que não
Ler um livro ou uma revista está se tornando um hábito casa vez mais raro nos dias de hoje.
Antigamente a leitura era sinônimo de cultura, e as pessoas que a mantinham se tornavam ainda mais inteligentes, porém, hoje em dia quem lê vários livros é considerado “nerd” ou “CDF”, que significa: o estudioso, uma pessoa muito inteligente, mas socialmente incompetente e fisicamente não atraente. A palavra nerd é muito usada no sentido pejorativo para designar alguém muito interessado em assuntos técnicos e científicos, principalmente em computadores, e considerado cansativo e careta.
Pesquisas revelam que a maioria dos jovens desconhecem alguns autores que marcam e marcou a literatura brasileira, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.
“Os jovens estão perdendo o hábito da leitura, o desinteresse é ocasionado pela influência da Internet, da televisão e de outros meios de comunicação de massa, adicionando-se a tudo isto a linguagem criada pelos internautas, que dificulta o aprendizado da escrita. É também muito mais fácil acessar a internet e achar tudo o que precisa sem se preocupar com o conteúdo, as bancas de jornal e revistas estão sumindo das praças”, declarou Zelinho que possui uma banca no centro de Conceição do Jacuípe há 14 anos e resiste à tecnologia e luta para que não morra o hábito da leitura.
“Eu gosto de pegar, sentir e ler, é muito melhor a experiência dos livros do que de uma tela de computador”. Finalizou.
TV Asas
Publicada no dia 09 de abril, às 22h16