Teodoro Sampaio: Professores da Rede Municipal discutem o Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Teodoro Sampaio realizou no último sábado (25/04) nas Escolas Municipais, Nossa Senhora da Ajuda na sede, Padre José Norberto Rodrigues no distrito de Lustosa e Professora Amália Moreira Vaz em Buracica as discussões sobre o Plano Municipal de Educação – PME, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Comissão do PME.

Participe da Palestra gratuita sobre Relações Humanas e Ética Profissional

Estiveram presentes representantes do Conselho Escolar, Professores, Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, alunos e funcionários analisando o documento e fazendo as ressalvas necessárias. 

A Professora de Lustosa, Katiane Maria da Silva de Jesus de 43 anos, que além de lecionar, também tem um casal de filhos estudando na escola comemorou o avanço na educação no município. “Agora temos um gestor que valoriza a educação, já tivemos o reajuste de 13,01% nos nossos salários e agora discutindo com a gente as metas da educação vai ficar ainda melhor”, declarou.

Já no distrito de Buracica a Coordenadora do Fundamental II, Mirian Santiago Reis de 31 anos era só elogios. “Nunca tivemos a oportunidade de uma formação deste nível na cidade a secretaria de educação está de parabéns”, disse.

A secretária de Educação, Rita Brito, estava animada com os resultados. “Daqui a uns dias teremos uma fila de jornalistas aqui em Teodoro Sampaio para saber como conseguimos alcançar as metas do PNE tão rápido”, salientou sorridente.

 

Plano Nacional da Educação – PNE 

Aprovado pelo Congresso, o Plano Nacional da Educação – PNE regido sob a lei 13.005 de 25 de junho de 2014 com vigência de 10(dez) anos, a contar da publicação da lei. Esse plano que tem como diretrizes: A Erradicação do Analfabetismo; Universalização do Atendimento Escolar; Superação das Desigualdades Educacionais; Melhoria da Qualidade da Educação; Formação para o trabalho e para a cidadania; Promoção do princípio da gestão democrática da Educação Pública; Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade e a  valorização dos (as) Profissionais da Educação. E a partir dessa data os municípios têm 01(um) ano para revisar ou elaborar seus Planos Municipais de Educação (PME) que devem está em consonância com PNE. É esse documento que norteará a educação do município por um período de 10(dez) anos, mas desde o ano de 2013 o Município de Teodoro Sampaio já vem trazendo essa discussão, com a realização da conferência Municipal e marcando presença na conferência Estadual de Educação.

Após a aprovação do PNE em junho/2014 os passos percorridos foram:  Participação do Município na Formação de Orientação para a elaboração do PME com o PROAM tendo como formadora Fernanda Karla; Mobilização na Comunidade – Caminhada com a equipe da SETS no dia 04 de outubro; Reunião para constituir o grupo colaborativo no dia 10 de outubro;  Reunião para iniciar a escrita do PME no dia 07 de  novembro de 2014 – 1ª etapa: Análise Situacional do Município; em 2015 inicia os trabalhos  levando para a Jornada Pedagógica novamente a discussão da importância da construção do PME, realizando a 2ª etapa de construção  –  Análise Educacional do Município e  Sistematização do material produzido por parte do grupo colaborativo;  Foram realizados vários encontros do Grupo Colaborativo para a  construção do documento nos meses de março e abril e no último sábado dia 25 (vinte e cinco) o grupo colaborativo foi às Escolas realizar Minis fóruns para socializar a sistematização do documento e analisar as metas e estratégias elencadas. Estiveram presente nos minis fóruns representantes do Conselho Escolar, Professores, Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, alunos e funcionários analisando o documento e fazendo as ressalvas necessárias.

 

Confira as fotos

 

Publicada no dia 28 de abril, às 10h51

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics