Após suspeitas de chikungunya e dengue prefeitura de Conceição do Jacuípe intensifica a prevenção

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus Chikv, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

Após suspeitas, a Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe, através da Secretaria de Saúde solicitou que fosse feito o trabalho de bloqueio em alguns pontos da cidade. O primeiro Bairro a receber o benefício foi o Joel Caetano, onde logo após também será feito nas proximidades da Caixa D’água e no Bairro do Baldez.

Frio Baiano – Instalação e Manutenção de ar condicionado. Tel.: 3243-3547

Para que o trabalho de bloqueio fosse realizado foi necessário todo um preparo anteriormente. Os moradores foram aconselhados a saírem de casa no momento da distribuição o inseticida, a cobrirem os alimentos, esperar 30 minutos para retornarem às residências e outros cuidados, pois o mesmo é muito forte (composto por lambda-cialotrina e óleo), e a bomba que joga o inseticida tem uma força grande, podendo atingir até 11 metros de distância.

O coordenador de endemias Márcio Moraes, afirmou que é muito importante que o bairro receba o bloqueio antes mesmo da confirmação, pois se há sintomas parecidos com o da dengue e da chikungunya a proteção deve ser implantada o mais rápido posssível. Quem acompanhou e orientou a operação foi o supervisor técnico da FUNASA, Edvaldo de Jesus Nascimento. Apenas no Bairro Joel Caetano cerca de 58 casas receberam o benefício.

Os sintomas são: Febre alta; Dores musculares; Fortes dores de cabeça; Manchas na pele; Edema tecidual; Náusea; Vômitos e Conjuntivite. Não há um tratamento específico caso a suspeita for confirmada, deve ser feito basicamente o uso de paracetamol ou dipirona, hidratação e repouso. É contra indicado o uso de anti-inflamatórios.

 

Publicada no dia 30 de abril, às 13h40

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics