Reunião esclarece situação da Unidade de Saúde do Picado
Após revindicações feitas por alguns moradores do Picado e por uma mídia local, a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Jacuípe realizou uma reunião com o Conselho Local de Saúde e com os Agentes Comunitários para o esclarecimento de algumas situações referentes à saúde no distrito do Picado.
Algumas perguntas que já foram feitas entre a população voltaram a ser debatidas na reunião, como:
Qual o motivo do atraso da reforma da Unidade de Saúde do Picado?
Segundo a secretária, Zena Lisboa, a empresa ganhadora da licitação para a reforma da unidade do Picado, assim como de outros locais, falhou com o cumprimento do seu serviço. Após uma reconciliação o trabalho voltou a ser feito com uma carga horária mais intensa, buscando corrigir, ao menos parte, do atraso, onde a secretaria tem mantido uma forte cobrança para a entrega do imóvel. Segundo confirmação de moradores o trabalho está sendo feito inclusive aos finais de semana.
Porque os atendimentos estão sendo feitos no prédio antigo?
Antes mesmo de ser iniciada a reforma da unidade de saúde foi feita uma busca pela secretaria, por imóveis que desejassem ser alugados para realizar os atendimentos de forma provisória durante os trabalhos na sede. Visando que tudo fosse feito de forma correta e dentro da lei nenhum imóvel no centro do distrito foi alugado por não disponibilizar de escritura, por isso o único prédio disponível era o atual, que é da prefeitura. Esse foi usado para realizar os atendimentos.
Macedo Imobiliária lança a Promoção Sonho de Mãe
Como estão sendo feitos os atendimentos?
Está sendo realizada a 3ª chama do PROVABI (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica) com o objetivo fundamental de ampliar o acesso à Saúde à população carente, incentivando profissionais da saúde a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos. Devido a distância do centro do município, os médicos se apresentam mas acabam não aceitando a proposta, por isso, os atendimentos estão sendo feitos na seguinte programação:
Segunda-feira: Pré-Natal
Terça-feira: Planejamento Familiar
Quarta-feira: Atendimento com a Drª Gláucia (clínico geral)
Quinta-feira: Pericultura com a Enfermeira Rosângela
Sexta-feira: Atendimento com a Drª Gláucia (clínico geral)
Além do cronograma semanal, existe também o mensal, onde ao menos duas quintas no mês acontece coleta de laboratório; 1 vez no mês tem atendimento com o pediatra; os curativos geralmente são feitos em domicílio, apenas os casos mais cautelosos são feitos na unidade da Ilicuritiba; os exames de preventivo estão sendo encaminhados para o CEMAC (Centro de Especialidades da Mulher, do Adolescente e da Criança).
Durante a reunião realizada nesta terça-feira (05) alguns funcionários da saúde desabafaram dizendo: “Colocaram em um site de forma como se nós não fizéssemos nada, falaram calúnias sobre o nosso local de trabalho, o que acaba nos afetando também”. A Secretaria de Saúde concorda que o local onde os atendimentos estão sendo feitos realmente não é o local apropriado, porém, foi o único disponível no momento da reforma, relembrando que a instalação é provisória. A enfermeira Rosângela ainda concluiu dizendo que são tomadas todas as medidas para que sempre haja a privacidade nos atendimentos. Estará sendo marcada uma nova reunião, dessa vez, estendendo o convite a toda comunidade do Picado.
Publicada no dia 05 de maio, às 18h15