Câmara de Amélia Rodrigues discute Cultura

A 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues, que ocorreu nesta terça-feira (5), foi marcada por discussões na área da cultura. A questão da valorização dos artistas locais ganhou destaque no pequeno expediente, quando músico Antônio Robson dos Santos, 39, da banda Kuriosidade usou o tempo de tribuna livre para de se defender das declarações do secretário municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Nerivaldo do Prado, conhecido como “Minininho”, que o chamou de irresponsável, na sessão da Câmara da última terça-feira (28).

Durante o discurso, Robinho contou que a primeira vez que subiu ao palco para cantar foi aos 14 anos e que também nesta terça-ferça fez o uso do microfone na defesa da sua classe de forma inédita. O cantor falou sobre o que sentiu sobre pronunciamento do secretário. “Eu me senti bastante incomodado com a situação e cheguei a falar na questão de ser um professor, ter planejamento. Hoje se você chegar em minha casa eu tenho planejamento da primeira à quarta unidade, sei o que vai acontecer nas minhas aulas, eu tenho todo um processo no ano letivo, então realmente não caberia para mim este título”, disse.

Eliana Brandão aluga em diversos bairros casas para o São João de Berimbau

Robson afirmou que aceitou o pedido de desculpas do secretário de Cultura, uma vez que ele se retratou. “Mas quero deixar claro a vocês que o nosso empenho na melhoria da cultura tem que continuar, a nossa valorização tem que continuar”, ponderou Robinho. 

Sobre os problemas que os músicos de Amélia Rodrigues sofrem, o professor disse que: “Não é da agora o nosso problema, a nossa desvalorização remonta de muitos anos, precisamos de valorização e de entrarmos em um consenso, vamos sentar, discutir com a gestão”, discursou. O músico também fez uma convocação: “Vamos músicos, vamos Câmara, vamos Governo, a partir de hoje dar um significado e colocar a nossa musicalidade lá fora”.

A presidente da Câmara, Gilsete (Bel), informou que a Casa da Cidadania de uma forma ou de outra, através de orçamento, irá fazer o seu papel de forma independente.

 

CPI é aprovada no grande expediente

 

Pelo voto da maioria dos edis, foi aprovado o requerimento nº 025/2015 de autoria do vereador Toni Clecio (PSC). Votaram contrário os vereadores Dr. Mário Cesar (PT) e Geraldinho (PT).

No requerimento, o autor solicita que a Mesa Diretora crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de apurar denúncias da falta de pagamento a diversos artistas que prestaram serviços à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, nos exercícios financeiros de 2013, 2014 e dos meses de janeiro a abril de 2015.

Segundo Toni, o requerimento: “Não vai somente apurar os artistas de Amélia Rodrigues, mas procurar saber o porquê desses pagamentos não serem feitos”.

Na oportunidade, a presidente Gilsete (Bel), ressaltou que: “Esperava que o secretário de Cultura fosse a tribuna para falar sobre programação, estrutura, projetos, mas isso não aconteceu”. A vereadora também disse que em nenhum momento a Casa da Cidadania humilhou o secretário de Cultura.

Estiveram presentes na Câmara, o secretário de Educação Moysés Brandão, secretário de Financias Welito Santa Bárbara, a secretária de saúde Maria das Graça Passos, músicos do município e a sociedade civil. 

 

 

 

Publicada no dia 06 de maio, às 08h39

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Back to top button
Web Statistics